Há quase 70 anos que a Farécla tem sido uma das mais reconhecidas marcas no setor da reparação automóvel, e especificamente pelo fabrico de massas de polimento de alta qualidade.
A Farécla é conhecida pelo fabrico de massas de polimento destinadas ao setor da repintura automóvel e integra, desde 2018, o grupo Saint-Gobain. Em Portugal, a marca é relançada em 2020, sob a chancela da Saint-Gobain Surface Solutions e focada numa gama específica de massas e boinas de polimento, máquinas e acessórios, destinados a aumentar a qualidade do serviço de repintura nas oficinas. Christine Foster, International Business Development, revela à REVISTA PÓS-VENDA a estratégia atual e futura da marca a nível global.
Como surge a Farécla?
A Farécla foi criada em 1952 como fabricante familiar de polimento abrasivo para acabamento automóvel. Começou a exportar já em 1954 a G3 Paste, o primeiro produto e que ainda hoje se encontra na gama. A empresa tem vindo a expandir a gama de produtos e tem atualmente 70% da produção destinada à exportação para todo o mundo. Vencedora do prémio Queen’s Award for International Trade, a Farécla juntou-se ao grupo Saint-Gobain em 2018 como parte do seu negócio “Surface Solutions”, trabalhando com a Saint-Gobain Abrasives na divisão “High Performance Solutions”.
Quais as principais linhas de produtos que a Farécla disponibiliza às oficinas?
A Farécla é um fabricante especializado de polimentos abrasivos e ceras que proporcionam um acabamento de alto brilho e sem defeitos utilizando qualquer tipo de tintas e revestimentos. A mais recente novidade é o sistema G360 Superfast, que tem sido extremamente bem recebido pelas oficinas de repintura. Apesar das restrições devido à pandemia, as vendas continuaram a aumentar em todos os nossos produtos nos últimos dois anos, especialmente o sistema G360.
O que diferencia a Farécla no mercado relativamente à concorrência?
A Farécla orgulha-se de ser perita técnica em polimento e, por isso, oferece formação extensiva para apoiar os seus parceiros de vendas e os seus clientes. Os produtos da Farécla são muito apreciados por serem à base de água e sem enchimentos, o que proporciona um resultado permanente. Isto significa que os utilizadores não têm necessidade de retrabalhar as superfícies devido a marcas ou riscos que reaparecem, o que muitas vezes acontece com marcas de menor qualidade, a maioria das quais mascaram os micro riscos em vez de os removerem.
Qual é a estratégia da Farécla no mercado Português?
Historicamente, Portugal tem sido um dos mercados com melhor desempenho na Europa para os produtos Farécla. A colaboração da Farécla com a Carsistema em Portugal tem ajudado a marca a estabelecer quota de mercado, tanto com a pasta tradicional G3 como com os produtos líquidos, como a gama G3. Atualmente, como membro do grupo Saint-Gobain desde 2018, a Farécla tem a oportunidade de expandir o seu negócio para outros setores estratégicos, dinamizando mais o setor da repintura automóvel com a nova gama G360 e apostando no setor náutico com a gama Profile, com a ajuda da Saint-Gobain Surface Solutions, através da rede da marca Norton.
Que benefícios terá uma oficina que utilize os produtos Farécla?
A tecnologia inovadora no mais recente sistema de polimento automóvel da Farécla, o G360, tem trazido enormes benefícios de produtividade e poupança de custos às oficinas de repintura em toda a Europa e não só. Os utilizadores poderão eliminar a utilização de discos de lixar caros P3000 e que não proporcionam qualquer melhoria nos tempos do processo de acabamento. A velocidade reflete-se no nome – sistema G360 SUPER FAST – e o símbolo “Fast forward” é utilizado como parte da marca G360. Além disso, os utilizadores irão perceber que com o G360 utilizam até 50% menos produto, pelo que tudo isto contribui para poupanças fenomenais, tanto em tempo como em materiais, o que é uma razão importante para os clientes optarem pela Farécla. O feedback positivo das oficinas que utilizam o sistema G360 tem sido um ponto importante da campanha de marketing da Farécla, que disponibiliza esses testemunhos no seu website. Além disso, a Farécla foi endossada como sendo um “Technical Expert partner” por ter prestigiados fabricantes de automóveis como a McLaren e alguns distribuidores que têm elogiado todos os conselhos técnicos que recebem por parte da Farécla.
Quais os factores-chave do mercado português para a Farécla?
A Farécla tem uma base sólida de reconhecimento da marca em Portugal com clientes fidelizados, que continuam a comprar produtos que já conhecem e dos quais não abdicam. Ainda existe a possibilidade de ganhos de quota de mercado para a marca no setor oficinal, à medida que o mercado percebe quão rentável é o polimento com o sistema G360 e ainda há alguns setores que permanecem inexplorados, como o naval e industrial, que serão outro alvo de crescimento da marca em 2022.
Quais os principais desenvolvimentos técnicos nas linhas de produtos da Farécla no futuro?
A Farécla alargou a sua oferta de polidores abrasivos de modo a incluir importantes acessórios, tais como uma polidora rotativa para o setor da repintura e, mais recentemente, uma polidora de dupla ação em resposta ao crescente interesse na sua gama G3 Pro Detailing. Isto é um reflexo do atual crescimento do mercado de automóveis usados e da necessidade de renovação da pintura original dos veículos, assim como da crescente procura de acabamentos de alta qualidade por parte dos clientes.
Quais são os projetos futuros da empresa?
O objetivo será o foco nos veículos das frotas em fim de contratos de leasing, o detalhe profissional, o polimento no setor OE e o investimento noutros setores além do automóvel.
NOVIDADES
Luciano Freixedelo, Sales Manager Ibéria para o mercado da repintura automóvel e náutico do grupo Saint-Gobain, indica que a marca irá lançar, durante o mês de abril, a nova gama G3 PRO Car Care, “uma linha completa de limpeza, restauro e acabamento, apresentando uma qualidade acima da média como tem vindo sendo apanágio da marca desde sempre, mas a preços competitivos”.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 79 de abril de 2022. Consulte aqui a edição.