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Faróis Hella com tecnologia Liquid Crystal HD (Vídeo)

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A tecnologia Liquid Crystal HD dos faróis Hella permitem a distribuição de luz de uma forma totalmente adaptativa e em tempo real.

No âmbito do projeto de investigação financiado pelo Ministério Federal para a Educação e Ciência (BMBF) sobre a distribuição da luz totalmente adaptável para a iluminação inteligente, eficiente e segura dos veículos (VoLiFa2020), a Hella desenvolveu um farol com base num display de cristais líquidos (LCD) em colaboração com os parceiros Merck, o Instituto de Microeletrónica IGM, a Universidade de Estugarda, a Porsche, a Elmos Semiconductor, a Schweizer Electronic e a Universidade de Paderborn.

Esta tecnologia já é conhecida no setor do entretenimento doméstico. “Pela primeira vez integraram a tecnologia Liquid Crystal HD num veículo. Graças à sua alta resolução e nitidez, abre novos caminhos na tecnologia de iluminação para a indústria automóvel”, afirmou o Dr. Michael Kleinkes, da Hella.

O novo farol projeta 30.000 pixeis na estrada. Isso permite ajustar o padrão de luz de uma forma inteligente e contínua em várias situações de condução, em tempo real. “Utilizar a tecnologia LCD é um passo em frente para a digitalização da  iluminação”, afirmou Christian Schmidt, da Hella.

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Isto significa que a adaptação do padrão de luz será cada vez mais determinada pelo software. O condutor terá a melhor visão possível da estrada. A iluminação dos outros veículos ou da via pública poderá ser omitida ou diminuída de uma forma específica.

Esta tecnologia permite também funções complexas, tais como a projeção de fiaxas de navegação, que se podem projetar na estrada, para indicar a melhor trajetória. “A tecnologia LCD permite funções que também serão relevantes para a condução autónoma”, referiu Christian Schmidt. “Além disso, vamos desenvolver esta tecnologia para produção em série”.

O ecran LCD é o componente chave do farol. Está localizado entre a fonte de luz LED e as lentes de projeção. A exibição gera uma matriz com 100 x 300 pixeis, que podem ser controlados e apagados individualmente.

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Uma câmara instalada no veículo e um sensor que lê opticamente distância e velocidade (detecção de luz e sensores LIDAR) enviam a informação para a unidade de controlo através de um processador. 25 LEDs de alta potência dispostas em três filas irão servir como  fonte de luz. O brilho de cada LED é ajustado à situação de iluminação necessária.

Devido ao aumento do volume de tráfego e aos requisitos de segurança, os sistemas de iluminação inteligentes estão a tornar-se cada vez mais importantes. A tecnologia LCD permite novas funcionalidades e oportunidades. E o seu uso não é limitado aos veículos de passageiros: outras categorias de veículos, tais como veículos comerciais e autocarros, também poderão usufruir de vantagens importantes.

Veja aqui o vídeo:

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