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Fersa: Apoio aos parceiros

Posicionada como uma marca premium em todo o mundo, a Fersa está presente em mais de 85 países, onde aposta no acompanhamento técnico e comercial a todos os seus clientes.

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Criada em 1968, a Fersa Bearings, especialista em rolamentos para camiões, reboques e autocarros, está presente em todo o mundo, com quatro centros de produção dotados da mais recente tecnologia, cinco centros de distribuição e quatro centros de investigação e desenvolvimento. “O nosso valor diferencial reside no fato de oferecermos um produto de alta qualidade e garantirmos o melhor serviço, apoiando-nos numa rede logística que nos permite entregar os produtos num prazo entre 24 a 48 horas”, afirmou Crescencio Martínez, Diretor Comercial da Fersa Bearings Distribución Iberia.

Algumas das principais linhas de produto do portfólio da marca são: rolamentos de rolos cónicos, rolamentos de rolos cilíndricos, rolamentos de esferas, rolamentos de agulha, kits de troca de caixa de velocidades e diferenciais, entre outros. A Fersa fornece os principais fabricantes de equipamento original, tanto de eixos como de caixas de velocidades. “Temos 90% da gama europeia de diferenciais e 85% da gama para caixas de velocidades ZF e Mercedes Benz”, afirma Crescencio Martínez.

Fersa Care

O programa Fersa Care está há dois anos ao serviço dos parceiros da marca. “Graças ao nosso serviço de assistência mecânica, o Fersa Care, conhecemos a realidade das oficinas e as suas principais necessidades. O Fersa Care oferece apoio com diferentes ferramentas, tais como a formação em oficinas, ferramentas específicas e vídeos de montagem”. Para além disso, realizamos uma pesquisa anual de satisfação aos nossos clientes, que nos permite ter conhecimento da aceitação de novos produtos e da imagem da nossa marca”, afirmou Crescencio Martínez. O programa de assistência online “Your friend in the workshop” é parte integrante do programa Fersa Care, e disponibiliza vídeos e informações de apoio que promovem as boas práticas na substituição de componentes, estando constantemente a ser atualizado de acordo com as necessidades dos parceiros.

Quanto à formação, Crescencio Martínez afirma que a empresa disponibiliza ações de formação a todos os distribuidores. “Adaptamo-nos às necessidades do cliente e fornecemos informações personalizadas, incluindo demonstrações especiais nas oficinas. Além disso, oferecemos aos nossos distribuidores a opção de formar um funcionário como Especialista Fersa. Estes especialistas são qualificados nos nossos produtos e filosofia da marca e ficam a conhecer toda a gama, os requisitos dos produtos e as ferramentas que temos disponíveis”.

Foi também lançado pela marca o serviço de extensão de garantia, para oficinas que foram aprovadas pela Fersa através da “Approved Workshop Network” (Rede de oficinas recomendadas). Desta forma, a Fersa pretende dar mais apoio às oficinas que façam parte desta rede.

Estão ainda disponíveis algumas soluções para fornecer informações técnicas sobre os rolamentos da gama e as suas aplicações. O “Online application catalog”: permite verificar o número de peça da Fersa para aplicações de veículos e o “Online cross-references”, através do qual é possível verificar o produto pelo número de peça OEM ou de outros fabricantes. E ainda o serviço Fersa Solutions: informações técnicas completas para as principais aplicações das marcas mais importantes no mercado.

Crescencio Martínez afirma que este conjunto de ferramentas e serviços de suporte ajudam à rentabilidade das oficinas.

Futuro

Relativamente aos projetos futuros, o responsável revela que a marca pretende continuar a expandir a gama de rolamentos para veículos industriais, caixas de velocidades, diferenciais e rodas.” A Fersa oferece também uma solução completa através dos kits de troca de caixa de velocidades e diferenciais, o kit F-Box Rebuild. “A F-Box é integra todos os rolamentos necessários para a substituição completa numa só embalagem, o que facilita a sua substituição”. E adianta: “Acreditamos que os rolamentos do futuro devem focar-se em quatro formas de atuação: melhorar a eficácia do produto, aumentar o seu tempo de vida, integrar componentes e medir o desempenho através de sensores eletrónicos e elementos mecânicos”.

No que toca aos desenvolvimentos na logística, Crescencio Martínez revela que a marca está a trabalhar em novas ferramentas eletrónicas para acelerar a entrada dos pedidos aos distribuidores.

Mercado Português

Em Portugal, a marca trabalha em conjunto com os principais distribuidores do setor e não pretende, para já, aumentar a sua rede: “De momento, não estamos interessados em expandir a nossa rede de distribuidores em Portugal. Estamos muito satisfeitos. Temos uma boa situação no mercado, o que não nos impede de procurar novas formas de melhorar o serviço, em conjunto com os nossos distribuidores, para satisfazer o cliente final”. Para isso, a equipa comercial e técnica da Fersa está constantemente em contato direto com distribuidores e com o cliente final em Portugal. Pelo facto de a marca possuir um centro de logística em Espanha, através do qual fornece todo o mercado ibérico, a localização de Portugal torna-se favorável em em termos de custos e logística para a marca, que considera que ainda tem espaço para crescer no mercado português. “Temos uma rede de logística internacional e esperamos continuar a crescer em Portugal através da nossa rede de distribuição, assim como melhorar o nosso serviço às oficinas homologadas com o Fersa Care.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 24, de setembro de 2018. Consulte aqui a edição.

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