A multinacional espanhola FERSA, especializada no design, fabrico e distribuição de rolamentos e componentes eletromecânicos, iniciou uma transformação estratégica que envolve uma expansão substancial das suas capacidades globais e uma renovação da sua identidade corporativa, que ocorrerá nos próximos meses.
Com a chegada de Rafael Paniagua como o novo CEO da empresa em janeiro passado, este processo de transformação começou, com o objetivo de manter e melhorar o crescimento exponencial que a FERSA tem experimentado nos últimos anos.
Para alcançar isso, a empresa investiu na abertura de novas linhas de produção na China e na Índia para atender à crescente procura que enfrenta. Especificamente em Jiaxing, onde a FERSA já opera uma das suas seis fábricas em todo o mundo, uma nova unidade de fabrico começará a operar até o final do ano. Este centro irá duplicar a capacidade da fábrica atual, trazendo o complexo para um total de 30.000 m² de capacidade, incluindo fábrica, escritórios, armazém logístico e laboratórios de P&D e qualidade.
O COO da empresa, Pedro Pablo Andreu, comentou que “as novas fábricas na China e na Índia são fundamentais para o crescimento da FERSA” e assegurou que “essas instalações modernas aumentarão a capacidade de produção e ajudarão a atender à crescente procura realizada pelos clientes em todo o mundo.”
Novos horizontes, nova identidade corporativa
Outro resultado desta transformação é a integração das suas principais marcas comerciais sob o “guarda-chuva” corporativo, mantendo o foco de cada marca em setores de negócios específicos para oferecer um serviço mais personalizado e especializado.
Portanto, para alinhar as capacidades do grupo com a direção estratégica que a empresa pretende seguir, a marca-mãe do grupo, FERSA, fundiu-se com as suas três principais marcas comerciais, Fersa Bearings, NKE Bearings e PFI Bearings.
Como resultado, a marca espanhola Fersa Bearings será conhecida como FERSA e liderará a divisão automóvel do grupo, especializando-se em soluções de rolamentos para veículos pesados. Por outro lado, a marca americana PFI Bearings será renomeada para PFI FERSA e também fará parte da divisão automóvel, especializando-se em soluções de rolamentos de alto desempenho para veículos automóvel, incluíndo os elétricos. Por último, a austríaca NKE Bearings será conhecida como NKE FERSA e focará as suas competências em soluções avançadas de rolamentos para os setores industrial, eólico e ferroviário.
A nova identidade corporativa será implementada progressivamente em fases, começando já em agosto de 2024 com a atualização da presença digital da FERSA. Na segunda fase, de setembro a dezembro de 2024, a imagem será renovada em feiras, campanhas comerciais, campanhas de branding e comunicação. Finalmente, em 2025 e 2026, serão introduzidas novas atualizações, como a embalagem dos produtos.
“Estamos entusiasmados com esta nova etapa para a FERSA. Esta integração e mudança de imagem irão aumentar a nossa eficiência e melhorar os nossos serviços,” disse o CEO da multinacional, Rafael Paniagua, que espera alcançar um “futuro ainda mais brilhante” para a empresa com estas mudanças.