Ver todas

Back

“Foi um ano de muito trabalho e de crescimento moderado”, Carlos Gonçalves, Filourém

16 Janeiro, 2020

A Filourém tem pautado a sua presença no mercado do aftermarket por alguma discrição, mas sempre com um trabalho muito efetivo e de proximidade com os seus clientes. Carlos Gonçalves, gerente da Filourém, relata o que foi 2019 para a sua empresa e explica o que pretende de 2020.

Que análise faz da atividade da Filourém em 2019?
O balanço é extremamente positivo. Pese embora alguns constrangimentos próprios da nossa empresa, bem como condicionantes da nossa atividade, transversais no panorama nacional, foi um ano de muito trabalho e de crescimento moderado. Conseguimos ainda aumentar de forma significativa o rácio positivo dos recebimentos face às vendas. A isto juntámos estratégias empresariais que nos possibilitam não só resultados favoráveis no presente, como um crescimento sustentado a médio/longo prazo.

Qual foi o facto mais marcante da vossa empresa em 2019?
No ano de 2019 verificaram-se algumas alterações ligeiras na estrutura da Filourém, no sentido de otimizar os recursos humanos, temporais e espaciais, com consequências que esperamos positivas no aumento das vendas e na parte financeira; naturalmente que o mercado também ditou algumas novidades e novas tendências que tentámos acompanhar. Em maio a nossa participação na Expomecânica foi importante para nós, bem como o lançamento de novas linhas de produtos e aumento do nosso stock, visando sempre servir de forma mais próxima, mais rápida e personalizada todos os nossos clientes.

Qual foi na sua opinião o facto mais marcante do vosso setor em termos gerais?
Pensamos que em termos práticos, não existiram alterações significativas nos produtos a comercializar ou nas tipologias dos veículos, havendo eventualmente algumas estratégias de comercialização que têm crescido e referimo-nos às parcerias. No mundo do Aftermarket é cada vez mais visível e constante a criação de parcerias que com diálogo e visão de mercado, podem traduzir-se em boas oportunidades de negócio, apresentam potencial e uma boa margem de progressão.

Quais são as perspetivas para 2020? Vai haver novos investimentos?
As perspetivas terão que ser otimistas, no sentido que trabalhamos diariamente para satisfazer os nossos clientes e para isso iremos alargar o nosso portefólio de produtos, que provavelmente se traduzirá num aumento de stock e esperamos que num aumento de vendas; faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar as relações comerciais com os nossos clientes, não só na relação preço-qualidade do produto, como no aumento da variedade do mesmo e ainda na logística de entrega. Vamos também entrar no novo ano com uma nova imagem, que acreditamos ser mais dinâmica, moderna e atrativa, no sentido da evolução do mercado automóvel. Estes esforço de toda a equipa da Filourém deixa-nos orgulhosos e com esperança de um futuro risonho.

 

PALAVRAS-CHAVE