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Ford e Universidade Purdue desenvolvem novo método de carregamento de veículos elétricos

12 Novembro, 2021

Os investigadores da Ford, em conjunto com a Universidade Purdue, nos EUA, estão a desenvolver um novo método de carregamento de veículos elétricos.

Através de um grupo de trabalho conjunto, investigadores de ambas as instituições estão envolvidos na criação de um novo cabo para estações de carregamento, ainda sujeito a patente, o qual poderá ser combinado com a tecnologia de carregamento de veículos atualmente em desenvolvimento, tornando ainda mais fácil, para todos, a fase de transição para os VE, com carregamentos ininterruptos.

“Atualmente, os carregadores apresentam limitações na rapidez de carregamento da bateria de um VE, devido ao perigo de sobreaquecimento. Um carregamento mais rápido requer mais corrente a percorrer o respetivo cabo”, referiu Michael Degner, Líder Técnico Sénior da Ford Research & Advanced Engineering.

“Quanto mais elevada for a corrente, maior é a quantidade de calor que tem de ser removida, de forma a manter o cabo operacional.”

Os investigadores da Universidade Purdue estão a concentrar-se num método alternativo de arrefecimento através da concepção de um cabo de carregamento que possa fornecer uma corrente mais elevada. O cabo utiliza o líquido como agente de arrefecimento ativo, o que pode ajudar a extrair mais calor do mesmo aquando da passagem de líquido para vapor, o que constitui a principal diferença entre esta e a tecnologia de arrefecimento líquido atualmente disponível no mercado.

Esta inovação poderá, futuramente, proporcionar significativamente mais energia do que os melhores sistemas de carregamento de VE atualmente disponíveis, tornando potencialmente possíveis tempos de carregamento mais rápidos se o carregamento de veículos e outras melhoramentos tecnológicos ocorrerem em paralelo. Em última análise, esta solução poderá, eventualmente, levar a que os carregamentos de VE sejam tão rápidos como os abastecimentos convencionais nos postos de abastecimento de combustível líquido.

A ideia para esta tecnologia teve origem nos conhecimentos da equipa Ford acerca dos desafios enfrentados para a obtenção de taxas de carregamento mais rápidas, bem como das áreas de especialização dos investigadores da Universidade Purdue. À medida que a tecnologia é desenvolvida, as equipas colaboram regularmente na revisão dos resultados mais recentes e na troca de informações sobre as principais áreas de desenvolvimento.

“O tempo de carregamento dos VE pode variar muito, desde 20 minutos numa estação de carregamento, até várias horas num posto de carregamento doméstico, o que pode representar um fator de ansiedade para os potenciais compradores de um veículo elétrico”, declararam Issam Mudawar, Betty Ruth e Milton B. Hollander, da equipa de professores de Engenharia Mecânica da Universidade Purdue. “O meu laboratório encontrou uma solução para situações em que as quantidades de calor produzidas excedem as capacidades das tecnologias atuais”. Mudawar refere que o seu laboratório pretende iniciar os testes de um protótipo de cabo de carregamento nos próximos dois anos, para determinar velocidades de carregamento mais específicas para certos modelos de veículos elétricos.

“A Ford está empenhada em facilitar a transição para a eletrificação”, acrescentou Degner. “Estamos satisfeitos por trabalhar de perto com a equipa de investigação da Universidade Purdue, que tem todo o potencial para tornar ainda mais apelativa e acessível a posse de
veículos comerciais e a gestão de frotas comerciais.”

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