A Bosch tem vindo a realizar formações com temas atuais e pertinentes para a atividade das oficinas, entre eles: veículos híbridos, livro digital de manutenção, gases de escape e sistemas de segurança, entre outros.
Antes da pandemia não era utilizada a formação online, pois a marca defende que uma componente importante da formação é o contacto próximo com os clientes. Ainda assim, estava preparada para avançar para esta realidade, como uma necessidade e uma exigência da digitalização das empresas, e nessa medida já possuía todas as ferramentas necessárias. “Tem sido muito positivo, mesmo tendo em conta as circunstâncias atuais. Por um lado, temos equipas de técnicos que estão em casa em regime de home-office e que por isso assistem nesta circunstância, mas ao mesmo tempo as equipas das oficinas que estão em atividade presencial, acabam por também beneficiar desta ferramenta”, afirma Mário Maia, coordenador de assistência técnica da Bosch Portugal.
“Uma das maiores vantagens desta realidade é que as ferramentas já existiam e estavam à nossa disposição. A única coisa que fizemos foi aumentar a sua rentabilidade. O exemplo do Skype é o melhor exemplo. Até aqui servia apenas para as nossas reuniões, mas neste momento é uma plataforma de formação excelente. Com recurso a vídeo, partilha de conteúdos e até do próprio ecrã, facilita a explicação e a interação entre os participantes. Outras das ferramentas com funcionalidades semelhantes é a Zoho”.
Quais as vantagens deste tipo de formação?
“No contexto atual, é essencial para não perdemos o contato com as oficinas, mantendo a confiança e garantindo que os técnicos têm a informação mais atualizada à sua disposição”.
Qual a importância, no contexto atual de pandemia, da realização de ações de formação online?
“A formação online vai ser o meio mais seguro e rápido para chegar aos nossos parceiros. É uma adaptação necessária e até benéfica. Estamos a desenvolver ferramentas para possibilitar a passagem de conhecimento prático aos formandos, à semelhança do que já acontece com a parte teórica. Temos que olhar para a formação online como uma ferramenta indispensável para a vida das empresas, que vai permitir baixar os custos para oficinas, não só em termos da própria formação, mas também nos aspetos logísticos. Por outro lado, permitirá aumentar a produtividade e a eficiência das próprias oficinas”.
Mais informações em pt.bosch-automotive.com/pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 57 de junho de 2020. Consulte aqui a edição.