Ver todas

Back

Fornecedores BASF recebem formação em sustentabilidade

Cerca de 300 fornecedores BASF receberam formação em sustentabilidade por parte das Nações Unidas. 

A BASF está a apoiar o programa de formação “Fornecedores Sustentáveis”, que, na sua primeira edição, irá envolver mais de 2000 fornecedores de PMEs de 38 países com uma mão-de-obra combinada de 140 mil empregados. A iniciativa, patrocinada pelo Pacto Global das Nações Unidas e a sua rede local em Espanha, juntamente com a Fundação ICO e ICEX Espanha Export and Investment, contará com a participação de mais de 300 PME fornecedoras da BASF.

Trata-se de um projecto internacional, envolvendo organizações de 38 países diferentes, entre eles: Espanha, México, Brasil, Peru, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, Alemanha e Itália. Com uma duração de cinco meses, o programa centra-se na formação em sustentabilidade para alcançar uma mudança real nos modelos empresariais das PME participantes e inclui aspectos gerais de sustentabilidade, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os tópicos incluídos nos quatro blocos dos Princípios do Pacto Global (direitos humanos, normas laborais, ambiente e anti-corrupção) e, finalmente, a internacionalização da empresa, incentivos e relatórios de informação não financeira.

Para Carles Navarro, director-geral da BASF em Espanha, “todos os elementos da cadeia de valor são parte da mudança. A transformação sustentável das empresas não só requer mudanças dentro da própria organização, mas também com a cadeia de fornecimento. Por todas estas razões, a nossa organização está firmemente empenhada em iniciativas como este programa, para tornar o conhecimento e os recursos disponíveis a todas as empresas. É essencial acompanharmo-nos e alinharmo-nos, e ligar a sustentabilidade à inovação e à competitividade. Conseguir isto é e deve ser um esforço de equipa.

Este projecto-piloto liderado pela ONU Global Compact Espanha destina-se a PME fornecedoras de 17 entidades parceiras da iniciativa, que colaboraram tanto na definição dos conteúdos, como na incorporação das PME fornecedoras das suas cadeias de fornecimento globais no programa. Estes são: Abertis Infraestructuras, Accenture Espanha, BASF Española, BBVA, CaixaBank, Endesa, Grupo Antolin, Grupo Eroski, Grupo Santander, Grupo Tragsa, Iberdrola, Grupo Naturgy Energy, Navantia, PRISA, Repsol, Sacyr, Sanitas.

No final do programa, a análise dos resultados para compreender onde se encontram os principais desafios de sustentabilidade para as PME participantes como um todo, bem como as oportunidades de melhoria do programa, serão partilhados com as empresas participantes.

PALAVRAS-CHAVE