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Fornecimento de peças originais: Novos desafios para as oficinas independentes

30 Junho, 2023

Após a pandemia e a agora com a guerra na Ucrânia um dos problemas que mais se agravou foi o fornecimento de peças originais ao mercado independente. Os relatos das oficinas não são animadores!!!

Já aqui na PÓS-VENDA abordamos o tema do atraso no fornecimento de peças no aftermarket. Muitos dos construtores de peças passaram por enormes dificuldades de abastecimento, por falta de matéria-prima, por encerramento de fábricas e por outras razões que tiveram a ver com a pandemia ao qual se seguiu a guerra da Ucrânia.

A falta de peças levou ao atraso de muitas reparações, que tiveram que esperar até a peça ser disponibilizada pelo fornecedor, para que a oficina pudesse satisfazer o seu cliente.
Este assunto, de acordo com muitas oficinas independentes com que falamos, acaba por ser mais grave quando se fala de peças originais. São diversos os relatos de espera por peças superiores a um mês, para componentes como uma ótica, componentes eletrónicos, manga de eixo, diverso material de chapa, entre outros.

Um dos dados também falados pelas oficinas tem a ver com as peças originais para veículos já com mais idade (10 anos). Alguns componentes comuns deixaram de ser fabricamos e alguns responsáveis oficinais reportam que muitas vezes o recurso passa por peças usadas. O problema da falta de peças é tanto mais grave quanto mais popular é a marca de automóveis, o que se compreende, pois são também os carros que mais vezes vão às oficinas (só porque são os que existem em maior quantidade nas nossas estradas).

ALTERNATIVAS
Para as oficinais independentes a alternativa principal às peças originais passa pelas peças aftermarket, como é obvio, mas quanto mais técnica ou mais especifica seja a peça mais difícil se torna de a encontrar no mercado. Por isso, o recurso às peças usadas (sejam reconstruídas ou não) tem sido cada vez mais o recurso usado pelas oficinas (e não apenas pelas independentes). Por exemplo, não deixa de ser curioso a recente notícia lançada pelo grupo Stellantis, no qual a Citroën passou a oferecer, oficialmente, peças de substituição originais resultantes de veículos em fim de vida, garantidas pelo fabricante e que podem ser montadas pelo cliente, por qualquer oficina ou pela rede da marca (através do Citroen B-Parts). Quer isto dizer (também) que o problema da falta de peças é real e está bem patente no dia-a-dia das oficinas, o que tem levado a outros problemas, como tempos mais prolongadas de permanência do carro em oficina e, por  exemplo, insatisfação do cliente.

Para elaborador este trabalho, contatamos quase todas as marcas de automóveis que estão presentes no mercado português, perguntando aos seus responsáveis após-venda (ou outros indicados pela marca), se face ao normal fluxo no fornecimento de peças (que existia até ao início da pandemia), quais foram as razões que levaram a que atualmente existam falhas frequentes no abastecimento de peças originais. Também quisemos saber quais são as peças originais (ou tipologia de peças) onde se verifica mais dificuldades de abastecimento das oficinas e, por fim, que alternativas são “fornecidas” aos clientes oficinais sempre que não se consegue dar resposta às suas solicitações de peças. Fique com a opinião de quatro profissionais,
que representam quase 10 marcas de automóveis que circulam nas nossas estradas.

TIAGO CARVALHO
Diretor Após Venda Kia Portugal – Astara Portugal
As razões que levam às falhas frequentes no abastecimento de peças originais prendem-se com os efeitos que a pandemia de Covid-19 gerou à escala global e, mais recentemente, com o conflito na Ucrânia, que fez prolongar aquilo que se designa por “crise dos semicondutores”. A pandemia provocou o encerramento de fábricas onde eram produzidos estes componentes, bem como graves disrupções na cadeia logística. Por haver menos meios de transporte em circulação, também o número de contentores diminuiu e, com isso, o espaço disponível para transportar produtos, o que fez aumentar drasticamente os tempos de entrega de peças originais em circulação por canal marítimo bem como o preço dos mesmos. A alternativa foi recorrer bastante mais ao canal aéreo do que em circunstâncias normais.

O maior impacto é no fornecimento de peças com componentes eletrónicos. Concretamente, as baterias de tração são as mais afetadas, devido ao seu tamanho, tipologia e também à elevada procura pelas fábricas de montagem de veículos elétricos. A análise das alternativas às peças é feita caso a caso. Em conjunto com o armazém central da Kia, procuramos permanentemente as melhores soluções para reduzir ao mínimo o impacto destas alterações no fluxo normal de peças de reposição, com o menor transtorno possível para o cliente. Consequência dos fatores externos acima mencionados (pandemia e guerra) o preço das peças sofreu um aumento de quase 10%. Contudo atentos ao mercado e no que respeita ao preçário das peças, a Kia em 2022, efetuou um aumento marginal de apenas 2%, absorvendo o restante na sua margem de peças. Objetivo mitigar os aumentos de preços provocados, reduzindo o impacto junto do cliente final.

JORGE AGUIAR
Diretor de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz
“Os dois últimos anos têm sido pautados por acontecimentos mundiais com impacto direto em toda a sociedade, e em especial na indústria automóvel. A Mercedes-Benz, à semelhança das restantes marcas automóveis, foi afetada pelas consequências negativas da pandemia mundial da Covid-19, devido aos constrangimentos no fornecimento de componentes, e mais recentemente pela situação que se vive na Europa, e em particular na Ucrânia. Tais circunstâncias restringiram a capacidade da marca de disponibilizar, no imediato, todos os componentes e/ou software necessários para a intervenção das viaturas Mercedes-Benz Podemos, no entanto, assegurar que estão a ser realizados todos os esforços para ultrapassar a mesma com a maior brevidade, pese embora o contexto em que nos encontramos de grande incerteza que não nos permite indicar prazos definitivos.

PAULO FILIPE
Diretor Logística, SIVA (VW, AUDI E SKODA)
Tendo como referência o correto fornecimento de peças antes do momento da pandemia, sentimos que aos dias de hoje, mantêm-se ainda pontuais constrangimentos que se traduzem; quer no atraso no fornecimento, quer em roturas de stock de algumas famílias de peças. Com a interrupção da cadeia de produção, acresce mais recentemente o fator da guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem introduzir novas variáveis e potenciar constrangimentos no correto fornecimento de peças, por questões de logística e disponibilidade de matéria prima, quando ainda não tinha sido atingido o padrão ideal de fornecimento. Atualmente deparamo-nos com dificuldades de fornecimento de peças nos componentes de Sistema de travagem. Componentes eletrónicos nomeadamente módulos elétricos, componentes de alta tensão, incluindo baterias alta voltagem e seus agregados, ainda com efeito à “crise” dos semicondutores. Sempre que existe algum constrangimento no fornecimento de peças de rotação, a resposta para satisfazer as solicitações têm passado pelo apoio na rede de concessionários autorizados e desta forma têm-se ultrapassado com sucesso os casos de indisponibilidade. Neste caso em particular, a SIVA TEC assiste também viaturas multimarca (marcas fora do grupo), pelo que recorremos pontualmente a fornecedores de peças de primeira linha ou diretamente às marcas.

RICARDO CAMPOS
Pós-Venda, Toyota Caetano Portugal, S.A.
Ao nível do fornecimento de peças, o sistema logístico da Toyota conseguiu manter um nível de serviço de excelência, sendo que as poucas falhas estão todas circunscritas. Assim, apenas fomos afetados pela reduzida disponibilidade de semi-condutores e componentes eletrónicos e pelos condicionalismos em algumas fábricas (regiões afetadas pelo conflito na europa, ou intempéries). As peças originais onde se verifica mais dificuldades de abastecimento das oficinas são os catalizadores (pela vaga de furtos), componentes elétricos e alguns derivados químicos. As falhas nos componentes em que fomos afetados são transversais ao mercado, as alternativas são orientadas para os serviços de mobilidade e conveniência para o cliente. O grande impacto nos preços da peças não está relacionado com o efeito pandemia, mas antes com a escalada no conflito europeu. Ainda assim, o aumento das peças genuínas Toyota tem sido conservador, e
em percentagens bem abaixo da taxa de inflação nacional.

ANA RAMOS
Customer Support Director BMW
“Devido a um extraordinário trabalho da área logística do BMW Group, presentemente o fluxo geral de abastecimento de peças é regular. Na verdade, o que experienciamos é uma situação muito distinta da de falhas frequentes. Quando ocorrem, as falhas estão associadas a componentes específicos, maioritariamente de origem eletrónica, e nessas alturas, por uma questão de contexto, os períodos de fornecimento são bastante superiores ao normal. As alterações no valor das peças têm sido focalizadas e de dimensão variável. Procuramos sempre informar atempadamente a rede de pontos de serviço autorizada de forma a que possam comunicá-la adequadamente aos respetivos clientes.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 87, de dezembro de 2022. Consulte aqui a edição.

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