Ver todas

Back

Fraude de quilometragem em usados custa milhões à Europa

12 Setembro, 2025

De acordo com a CarVertical, empresa especializada em dados automóveis, o mercado europeu de veículos usados continua a ser marcado por práticas fraudulentas, num problema que gera perdas anuais de até 8,77 mil milhões de euros.

O mercado europeu de veículos usados foi avaliado em 635 mil milhões de euros em 2024. Apesar da sua dimensão, continua a ser alvo de fraudes: segundo a CarVertical, no mesmo ano, 4,9% dos veículos usados revelaram ter a quilometragem falsificada e 40% mostraram sinais de danos.

Há sete anos, o Parlamento Europeu estimava que a fraude do conta-quilómetros podia representar prejuízos anuais entre 1,31 e 8,77 mil milhões de euros. Estudos mais recentes apontam para perdas na ordem dos 5,3 mil milhões de euros por ano, sendo que muitos casos nunca chegam a ser detetados. Além das perdas financeiras, a ocultação de danos nos veículos usados representa riscos reais de segurança para os consumidores.

Embora já existam soluções para combater a fraude, a CarVertical explica que para a enfrentar de forma eficaz será necessária a cooperação entre o setor privado e o setor público dentro da União Europeia.

PALAVRAS-CHAVE