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Frigicoll: Especialistas em frio

29 Dezembro, 2022

A Frigicoll aposta, além da venda de equipamentos premium dedicados ao frio de transporte, num serviço pós-venda abrangente e com a maior rapidez para os seus clientes.

A operar em três grandes áreas de negócio em Portugal: o frio de transporte, os eletrodomésticos e a hotelaria, a Frigicoll disponibiliza ao setor dos transportes uma ampla gama de produtos da marca americana Thermo King, da qual é representante oficial em Portugal. A nível ibérico, a Frigicoll, com atividade há cerca de 30 anos, é o único representante oficial da marca. “Neste momento, a área do transporte é a que representa um maior volume de negócios na Frigicoll. E escolhemos trabalhar com a marca Thermo King porque, na vertente de transporte, é o líder mundial. No frio de transporte, trabalhamos três áreas: a gama do acionado, ou seja, os equipamentos de refrigeração acionados pelo motor do veículo, que pode ser para furgões, por exemplo; a gama de autónomos diesel, a que chamamos gama “truck”, que são as unidades autónomas do motor do camião; e as unidades de trailer, para semirreboques, que são equipadas de origem com as unidades de telemática”, explica Rui Tiago Louro, responsável pós-venda da unidade de transporte da Frigicoll.

SERVIÇO
Além da venda dos equipamentos, a Frigicoll também realiza serviços de reparação e manutenção. “Fazemos, nós ou a nossa rede, todo o processo de instalação do equipamento, e fazemos também a manutenção e reparação. Na venda, estudamos qual a necessidade do cliente, que varia muito. Há uma grande complexidade, porque existem vários fatores que influenciam o tipo de unidade que melhor se adequa a determinado cliente. Temos, por exemplo, clientes que precisam de equipamentos tri-temperatura para transportar três tipos de produto no mesmo veículo, além disso, o tipo de deslocação que o cliente realiza, ou o clima onde circula, também influenciam o tipo de equipamento mais adequado. Este setor tem muitas especificidades e, por  isso, analisamos qual o tipo de mercadoria que o cliente transporta e parametrizamos a máquinas de acordo com o tipo de produtos. E, de acordo com isso, disponibilizamos várias soluções para minimizar o erro para cada tipo de transporte, sendo esta uma componente muito técnica que toda a nossa equipa possui”, indica Rui Tiago Louro. No caso dos serviços de reparação, “devido à especificidade deste negócio, requer um serviço de assistência 24 horas.

Temos uma equipa de prevenção que pode ser contactada através de uma plataforma específica. O nosso objetivo principal é sempre salvar a mercadoria, sempre respeitando as regras ambientais, que neste setor são muito importantes, devido ao tipo de gases com que trabalhamos”. A empresa oferece também aos seus clientes um conjunto de pacotes de manutenção. “Temos contratos de manutenção com várias características, como as horas de manutenção que o cliente estima utilizar por ano, o tipo de rotas que realiza, internacionais ou nacionais, porque, dependendo desses fatores, os custos são diferentes. Estes contratos de manutenção situam-se sempre, regra geral, entre os três e os oito anos”. O responsável explica que existe uma sazonalidade na operação da Frigicoll no que respeita ao frio de transporte: “nos períodos de mais calor é quando temos mais atividade de reparações. Por este motivo, muitos clientes aproveitam para fazer a manutenção preventiva fora desse período, para minimizar problemas futuros”.

PARCEIROS
Além das instalações próprias onde realiza os serviços de manutenção e reparação dos equipamentos Thermo King, a Frigicoll dispõe de uma rede de serviço com oito pontos localizados de norte a sul do país, e mais de 90 por toda a península ibérica. “Estes agentes estão aptos a intervir em todos os equipamentos Thermo King, de forma oficial, sendo credenciados e formados pela Frigicoll. Além da formação constante que recebem da nossa parte, para se tornarem nossos parceiros têm também de realizar várias avaliações, para nos certificarmos que estão capazes para realizar todo o serviço de assistência técnica destes produtos. Não queremos ter apenas parceiros em quantidade, mas pontos de serviço empenhados e de confiança. Temos já dois novos parceiros que vão surgir este ano, em zonas estratégicas onde pretendemos estar. Estes parceiros deverão ter também disponibilidade 24 horas. Desta rede de serviços autorizados Frigicoll, existem alguns que também são pontos oficiais perante a ThermoKing”.

FORMAÇÃO
Pelo tipo de serviços que realiza, a Frigicoll tem como prioridade a segurança dos seus técnicos. “Trabalhamos muito em altura, e com gases fluorados, por isso temos sempre os nossos técnicos e toda a nossa rede certificada e sujeita a exames regulares. Também apostamos na formação para as equipas dos nossos clientes. Temo-nos focado muito na formação aos clientes, para que estes possam tirar melhor rendimento do seu equipamento de frio”.

TELEMÁTICA
Para complementar a sua oferta, a Frigicoll disponibiliza também um conjunto de acessórios, dependendo do tipo de distribuição que cada cliente realiza, tais como sensores de porta ou controlo telemático à distância. “Hoje em dia, com o desenvolvimento da telemática, temos tido um crescimento exponencial neste tipo de produtos. Os equipamentos mais recentes têm vários alarmes que ajudam a equipa técnica a perceber qual o problema de um determinado equipamento. Estes alarmes podem ser disponibilizados numa plataforma que o cliente subscreve, por forma a perceber, de forma imediata, através da solução telemática que disponibilizamos. O cliente fica logo a saber qual a avaria do equipamento, e são desencadeadas automaticamente uma série de ações para reparar a unidade. A nossa solução de telemática tem o nome de Tracking, pois é uma solução não só de monitorização de temperaturas, mas de dezenas de outros parâmetros: se as portas estão abertas, qual o nível de combustível, a localização, etc. Esta solução telemática é fulcral hoje em dia, pois dá muito conforto ao cliente. Por ser cada vez mais procurada, a solução Tracking é outro dos temas em que temos dado bastante formação”.

PEÇAS
Para além da reparação oficial, a Frigicoll comercializa também peças Thermo King para os seus clientes. “Isto acontece porque há muitos acessórios que os clientes procuram, e temos também vários clientes que fazem pequenos serviços de manutenção e reparação nas suas instalações e que não tem contrato de manutenção. Temos um grande stock de peças no nosso armazém no Carregado e no armazém central em Barcelona. Temos mais de 170 clientes a necessitar de peças constantemente e, por isso, o envio de peças é diário para todo o continente e ilhas, através de uma equipa dedicada a este serviço”.

AUTOCARROS
Um dos objetivos da Frigicoll para 2022 é aumentar a sua equipa técnica, por forma a focar-se também no frio de transporte para os autocarros. “A área dos autocarros é diferente do setor do transporte de mercadorias, mas é também muito exigente. Nos autocarros existe um circuito diesel, a parte elétrica e de monitorização de todo o circuito elétrico de caixas de controlo e microprocessadores e todo o circuito de refrigeração, quer para aquecimento, quer para refrigeração, que são muto complexos. E estas três grandes famílias têm de estar bem sincronizadas e o técnico tem de ter capacidade técnica para compreender esta complexidade. No caso dos autocarros, pretendemos incidir mais na área do pós-venda, pois os autocarros já vêm equipados de origem. Além do serviço pós-venda, disponibilizamos também uma solução
telemática para este setor”, indica Rui Tiago Louro.

NOVIDADES
Entre 2019 e 2021 a Frigicoll lançou algumas novidades no mercado português, nomeadamente o Advancer, equipamento que apresentou na Expotransporte, em novembro de 2021. “Esta é a máquina topo de gama que existe no mercado atualmente, em termos de capacidade e economia de combustível. Temos a solução mono temperatura e em breve teremos a solução multi temperatura. Mais recentemente, adicionámos uma unidade de acionado, que, dada a sua grande capacidade e pequena dimensão, consegue equipar equipamentos em unidades de camião. Esta é uma unidade que não tem motor, utiliza a energia do motor do veículo. Recentemente, adicionámos também a marca . E temos também mais recentemente a marca alemã Frigoblock, que pertence à Thermo King. Esta marca é um complemento aos equipamentos que comercializamos, pois desenvolve soluções específicas para camiões 100% elétricos”, conclui Rui Tiago Louro.

Frigicoll
263 850 280
frigicoll.portugal@frigicoll.pt
www.frigicoll.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 38 de fevereiro / março 2022. Consulte aqui a edição.

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