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Frotcom Lusitana: Solução à medida de cada frota

Os clientes Frotcom beneficiam de uma ferramenta telemática totalmente dinâmica e modular, que permite integrações e não deixa de lado a sustentabilidade da operação.

Há 26 anos no mercado, a Frotcom é um player de referência no desenvolvimento de produtos na área da telemática para transportadoras e frotas. “Trabalhamos com uma equipa de desenvolvimento próprio, em que o produto está em constante mutação e em processos de adaptação às necessidades reais e feedback dos clientes”, explica Rita Santos, Diretora de Vendas na Frotcom Lusitana.

A plataforma desenvolvida pela Frotcom caracteriza-se, não só por esta permanente melhoria, mas pela sua possibilidade de adaptação aos parâmetros que cada cliente necessita para a sua operação. É uma solução modular, que permite ao cliente começar num produto standard e ir aumentando à medida do que pretende. “Numa fase inicial, o cliente é munido numa série de informações da plataforma, e adapta-se ao processo Frotcom. Depois, é o próprio cliente que nos sugere necessidades. A nossa plataforma é bastante aberta. Dedicamo-nos principalmente aos transportes, mas temos o nosso produto também aplicado a frotas de distribuição, rent-a-car, entre outras. Na área dos transportes, o nosso produto baseia-se na telemática, e permite ao cliente verificar dados de informação sobre a viatura, fornecidos ao gestor de frota, assim como toda a área operacional”.

Isto dá a possibilidade a um cliente de criar a operação, o envio de ordens de carga, descarga, a interação direta com o motorista. Permite também ao motorista corresponder às necessidades da empresa, nomeadamente ao fotografar toda a operação, agregando a informação, para que o processo de faturação seja agilizado, utilizando a mesma plataforma para todas estas soluções. “Temos um serviço dedicado ao nosso cliente, e esse é o nosso grande fator diferenciador.

Com este produto existe um facilitismo na recolha e análise de dados e, acima de tudo, na forma como o disponibilizamos ao cliente. Dentro do Frotcom são criados dashboards dinâmicos, à medida do cliente, para que, de uma forma visual e rápida, possa abrir a plataforma e ver os dados que necessita em cada momento”, adianta a responsável. “Temos agregada a gestão de frota dentro da telemática, que permite ao cliente fazer a gestão de manutenção das suas viaturas, ser alertado das manutenções, revisões, inspeções, seguros, etc. E pode também integrar, dentro do Frotcom, todos os custos que tem inerentes à sua operação, para depois gerar as suas métricas de análise de rentabilidade”.

Integração

Caso o cliente já tenha algum tipo de ferramenta de gestão operativa, a Frotcom possibilita a integração direta a essas plataformas existentes, via API. “A Frotcom faz uma integração bidirecional, devolvemos dados da telemática para a plataforma e recolhemos os dados da operação para dentro do protocolo, e o cliente fica com um produto completo e dinâmico, ajustado à sua medida. Caso haja necessidade de algum tipo de desenvolvimento específico dentro desta área operativa, a nossa equipa está completamente apta para isso. Para além da integração que fazemos aos outros softwares que estão no mercado, temos também integração direta a alguns parceiros com quem trabalhamos, como a Continental e a Schmitz Cargobull.

Parcerias

No caso da Schmitz Cargobull, o cliente que tem o serviço de telemática Frotcom poderá visualizar, numa só plataforma, dados do reboque e do trator. “Vamos à telemática de origem Schmitz Cargobull buscar todos os dados, posicionamento, aberturas e fechos de porta,dados de frio, quilometragem, e permitimos que, dentro do Frotcom, o cliente veja numa só plataforma toda a informação e faça oacoplamento do reboque e do trator”, refere Rita Santos.

No caso da Continental Pneus, é aplicado no cliente o TPMS Continental, o sensor que permite a leitura de dados do pneu, pressão, temperatura, e estes dados sãovisualizados na plataforma Frotcom, criando alertas para qualquer tipo de incidência. “Desta forma, conseguimos uma gestão operacional global na empresa e podemos também agir proativamente numa eventual situação, servindo também como manutenção preventiva para o cliente“.

Frotas

Rita Santos explica que o produto Frotcom é adequado para frotas de qualquer dimensão. “Sejam frotas pequenas, médias ou de grande dimensão, isto porque, seja qual for o número
de viaturas, existem custos e é necessário ter rentabilidade. Portanto, se o cliente utilizar um sistema de gestão que permita fazer toda a análise, consegue rentabilizar a sua operação da melhor forma”.

Suporte

A Frotcom aposta numa grande proximidade aos seus clientes, através de uma equipa consolidada e que presta suporte personalizado. “Temos uma equipa própria, que está no terreno e que faz a formação e acompanhamentoaos nossos clientes. Temos canais diretos abertos com o cliente, não só através do nosso sistema de suporte técnico e de tickets, mas também através de outras ferramentas, que nos permitem um contato direto. Não temos um call center, o cliente conhece a equipa, há uma grande disponibilidade e proximidade, que é fundamental nesta área de negócio”.

Digitalização

Os desenvolvimentos mais recentes da Frotcom têm sido no sentido de impulsionar a digitalização do transporte rodoviário de mercadorias.

“Temos feito melhorias no canal direto de  comunicação com os motoristas, através danossa driver app, no smartphone. Temos vindo a munir esta ferramenta com mais formulários desenhados, todos à medida da necessidade do cliente, que pode criar formulários de cargas, abastecimentos, formulários de check-up de viatura, tudo o que ajudar a reduzir a utilização de papel entre os motoristas e as empresas, reduzindo também a componente burocrática, agilizando os processos. Além das reduções de custo, há a redução do tempo operacional. Cada vez mais, as empresas precisam se munir de ferramentas que permitam a redução do tempo do desperdício que existe em processos manuais”.

Rita Santos conclui, indicando que a equipa da Frotcom está a ser reforçada, pelo crescimento sustentado que a empresa tem conhecido nos últimos anos, para proporcionar um apoio ainda mais próximo e de qualidade aos seus clientes e por novas parcerias, que a Frotcom irá anunciar novas parcerias, em breve.

Sustentabilidade

A solução Frotcom também se foca em promover a sustentabilidade da operação dos seus clientes. “Recolhemos dados de emissões de CO2, que partilhamos com o cliente. Com ferramentas como o TPMS, conseguimos aumentar a vida útil do pneu e reduzir o desgaste, promovendo a sustentabilidade.

Além disso, este tipo de ferramentas de gestão de frota permitem um controlo de rotas, uma redução de quilómetros e de tempo de utilização da viatura, assim como uma boa gestão da sua vida útil. Quanto mais for organizado o processo operacional do cliente, menos desperdício há em termos de rotas desnecessárias”, adianta Rita Santos.

Calculadora de poupança

No website da Frotcom é disponibilizada a “Calculadora de Poupança”, em que o cliente coloca informação sobre alguns dados relativos a viaturas, consumos e quilometragem, e é feito um cálculo daquilo que pode poupar ao utilizar o sistema de telemática da empresa.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA PESADOS 54, de outubro/novembro de 2024. Consulte aqui a edição.

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