Ver todas

Back

Garagem HM: Serviço completo

27 Maio, 2021
194 Visualizações

Oficina com longo historial na cidade de Gondomar, a Garagem HM mudou de instalações com o objetivo declarado de manter a aposta na qualidade de serviço, numa altura em que comemora 40 anos de atividade.

TEXTO PAULO HOMEM

A Garagem HM está de parabéns por várias razões. A primeira delas tem a ver com a sua história de 40 anos. “O negócio vem do meu Pai, que fundou em 1980 a Garagem HM, depois de alguns anos a trabalhar já no setor automóvel”, começa por dizer Filipe Madureira, que representa a segunda geração de um negócio familiar, sendo o atual sócio-gerente desta reconhecida oficina da cidade de Gondomar, que gere há precisamente 10 anos.

A segunda razão tem a ver com a recente mudança de instalações, para uma zona igualmente bem localizada e visível (na variante entre Gondomar e Ermesinde), que permite à Garagem HM modernizar o seu negócio, mas também “ter umas condições de trabalho muito melhores para todos os nossos funcionários, como ainda ter uma área coberta superior em 200m2 face às anteriores instalações, que no fundo era um pavilhão com 40 anos”, explica Filipe Madureira.

As instalações atuais da Garagem HM (que no passado foram utilizadas por outras oficinas) permitem que a empresa desenvolva uma abrangente panóplia de serviços, com destaque para a área da repintura e chaparia, mas também serviços de mecânica e de mecânica rápida, pneus (com alinhamento) e ainda estação de serviço, tendo a oficina um espaço próprio para o efeito.

“A Garagem HM é muito forte na área da repintura, sendo um setor que historicamente tem mais relevo na nossa atividade”, explica o sócio-gerente desta oficina, não deixando de dizer que “isso não significa que não continuemos a investir na parte da mecânica e de outros serviços, onde queremos sempre apostar na qualidade dos nossos serviços. A nossa ideia é, aliás, prestar ao cliente um alargado leque de serviços”.

Do ponto de vista dos clientes, um aspeto que se destaca na empresa de Gondomar, é o serviço que desenvolve sobretudo para clientes empresariais. “Temos uma série de parcerias com empresas que acabam por nos trazer um volume muito importante de trabalho como é, por exemplo, o caso da Salvador Caetano, das Águas de Gondomar e da Bicafé, entre outras”, refere Filipe Madureira, dizendo ainda que “temos ainda uma série de clientes particulares, muito deles fidelizados à nossa oficina, para quais o nível de serviço passa por ir buscar o carro a casa deles, tal a confiança que eles já têm naquilo que fazemos. Felizmente temos muitos clientes nestas condições”.

Ao nível de fornecedores, a Garagem HM trabalha com produtos Cromax para a área de repintura (através da JJ Cor, sendo os consumíveis também fornecidos pela Dupauto), uma marca “que nos dá um apoio muito grande ao nível da informação e da formação”, explica o responsável da oficina, enquanto ao nível das peças “damos ao cliente a hipótese de escolher entre peças originais ou peças de qualidade equivalente”. Neste capítulo das peças, o fornecedor preferencial é a Caetano Parts (para as peças originais), enquanto nas peças aftermarket recorre à Centrauto (as entregas rápidas são também um dos fatores de escolha deste fornecedor), sendo que para os lubrificantes o fornecedor é a Fuchs.

Focado na gestão da oficina “embora se for preciso também faço uma pintura ou uma manutenção”, Filipe Madureira está sempre em cima das necessidades da oficina e a repensar o negócio, procurando novas oportunidades e novas parcerias para o desenvolver. Por exemplo, um novo projeto que está na calha, com uma marca de automóveis de topo, passa por  proporcionar serviços oficinais (ao nível da pintura) com garantia vitalícia. Para terminar, depois de duas experiências menos positivas com redes oficinais no passado, Filipe Madureira diz que “de momento não pretendo qualquer associação a rede oficinais, embora sei que os conceitos evoluíram muito. Contudo, estar independente permite-me fazer coisas diferentes e é por aí que vou continuar a apostar”.

Presença na competição
Para além de empresário do setor oficinal, Filipe Madureira está desde há 25 anos ligado à competição automóvel, na sua maioria como piloto (foi Campeão Nacional de Ralis Promoção em 1999), mas também como manager (do Team Beta) e ainda como parceiro técnico, entre 2010 e 2012, da Ocean Racing Technology, propriedade do piloto Tiago Monteiro e do empresário José Guedes, equipa que corria a nível internacional no GP2 e GP3. “Foi um excelente projeto para a Garagem HM, pois constituiu um enorme desafio técnico, já que eramos responsáveis pela pintura da carroçaria deste monolugares”, conta Filipe Madureira, dizendo que “este projeto permitiu-nos uma especialização ainda maior na área da repintura. Todos os procedimentos para pintar uma carroçaria de um fórmula 1 são diferentes do que estávamos habituados, exigindo muito conhecimento da nossa parte. Acabou por ser também uma aprendizagem enorme e muito importante para os nossos técnicos”.

GARAGEM HM
Gondomar
Filipe Madureira
224 633 375
geral@garagemhm.pt
www.garagemhm.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 63 de dezembro 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE