Ver todas

Back

Genérico Auto: Mais próximo dos clientes

16 Janeiro, 2020
1928 Visualizações

A Genérico Auto é um dinâmico retalhista de Abrantes que tenta reinventar-se a cada dia que passa para combater a cada vez maior concorrência que existe. As apostas feitas nos últimos anos têm-se revelado positivas.

TEXTO PAULO HOMEM

Depois de 16 anos a trabalhar em peças de marca, Pedro Bogalho lançou-se por conta própria nas peças de aftermarket. Daí nasceu a Genérico Auto, um nome comercial que existe desde 2006, e que é bem representativo do que é o atual retalho de peças no interior de Portugal.

Numa fase inicial, que ainda mantém, a grande diferenciação da Genérico Auto foram as peças originais, mas a empresa desde sempre comercializa também peças de aftermarket, com a vertente de serem dos mesmos fabricantes que estão presentes no primeiro equipamento.

Quer isto dizer que, desde sempre, a aposta da Genérico Auto tem sido na qualidade das peças que comercializa, bastando olhar para o seu portfólio e perceber claramente o caminho que tem sido trilhado por esta empresa, como se prova pelas recentes novidades introduzidas (amortecedores Bilstein, travagem ATE e Dayco).

A empresa tem sede em Rossio ao Sul do Tejo, onde possui uma loja e armazém, mas há três anos abriu uma outra loja mais dentro de Abrantes. “O mercado levou-nos a este investimento, já que agora estamos colocados à Zona Industrial onde se encontram grande parte das oficinas em Abrantes”, refere Pedro Bogalho, gerente da Genérico Auto, explicando que para um retalhista como este é importante o conceito de proximidade ao cliente. Assim, para além da atividade dos balcões, as entregas de peças aos clientes (num raio de 30 Kms das duas lojas) são constantes em função das solicitações, através das duas carrinhas que a empresa possui para essa eventualidade.

Tendo a AS Parts como principal fornecedor, a Genéricoauto decidiu entrar em 2017 para o conceito TopPartner (pertence à rede de distribuidores da AS Parts), o que segundo Pedro Bogalho “apresenta como vantagens os preços mais competitivos e as condições comerciais com objetivos totais e por família de produtos. Tem sido de facto uma relação proveitosa para ambas as partes, que nos permitiu trabalhar com as marcas que já tínhamos e ainda acrescentar mais algumas linhas de produto”.

Uma das áreas que a Genérico Auto não trabalhava eram os componentes de colisão, setor em que a AS Parts investiu muito e que permite a este retalhista crescer também. “Ter bons preços e entregas de um dia para o outro, pois não há stock, são argumentos que nos permitiram crescer nas peças de colisão aqui na região”, refere o mesmo responsável.

Um dos projetos passa pela mudança de instalações dentro de Abrantes, para uma loja e armazém de maiores dimensões, embora “temos tido sempre muito controlo sobre os stocks e assim queremos continuar”, refere Pedro Bogalho, que gere uma equipa com sete profissionais.

MERCADO
Muito atento à dinâmica do mercado, o responsável da Genérico Auto, considera que “alguns grossistas estão a posicionar-se junto das oficinas, por isso, acho que é importante que as parcerias entre os retalhistas e os outros grossistas que não têm essa estratégia sejam cada vez mais fortes para que ambos possam sair a ganhar”.

Revelando que é preciso muito trabalho para chegar a “bom porto”, Pedro Bogalho analisa que já existem muitas alterações no mercado que irão afetar de alguma forma o retalho, como já é o caso das vendas online B2C a que as oficinas recorrem para adquirir as peças mais caras e de menor rotação, mas também a ofensiva das marcas de automóvel no negócio do aftermarket com condições cada vez mais concorrenciais. “Tudo isto está a mexer e vai mexer ainda mais com o mercado”, afirma Pedro Bogalho, reforçando que “o online, através de grande sites internacionais B2C, é o maior adversário que temos, que já roubou muito mercado”.

A Genérico Auto vai continuar a dinamizar formações para os seus clientes oficinais, através dos seus parceiros e das marcas que representa, entendendo Pedro Bogalho que “só vão continuar no mercado as melhores e as mais bem preparadas e não quem tenha as oficinas mais bonitas”. Outros projetos estão a ser dinamizados pela Genérico Auto, também na área digital, mas a seu tempo a empresa os irá divulgar.

Genérico Auto
Abrantes
Pedro Bogalho
241 364 633
geral@genericoauto.com
www.genericoauto.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 43, de abril de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE