Ver todas

Back

Gestão de pneus em fim de vida na Europa supera objetivos

A ETRMA, Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha, consolidou dados sobre a gestão de pneus em fim de vida (ELTs) para 2020 e 2021, abrangendo 32 países, e mostrou que o sistema tem superado as metas definidas.

Os países abrangidos foram: UE28, Noruega, Sérvia, Suíça e Turquia.  Os dados mostram que, na Europa, todos os pneus usados são recolhidos e recuperados de forma sustentável graças a uma cadeia de pneus em fim de vida bem desenvolvida.

Em 2020, a produção e o tratamento de ELT permaneceram no mesmo nível, mesmo quando o número de pneus novos no mercado caiu significativamente. A redução da quilometragem percorrida e, consequentemente, a substituição dos pneus também não impactaram os resultados do ELT.

As empresas gestoras de ELT recolheram assim mais pneus do que o necessário no âmbito das suas obrigações e assumiram a sua responsabilidade social e ambiental. Embora a quilometragem percorrida tenha diminuído, impactando as vendas de substituição de pneus, os resultados de ELT permanecem no mesmo nível.

Os ELT enviados para granulação permanecem consistentes desde 2019, enquanto os ELT enviados para co-incineração caíram 200.000 toneladas. Em 2021, a coleta e o tratamento permanecem consistentes com os anos anteriores.

PALAVRAS-CHAVE