Na Techno-Classica em Essen, a marca de repintura automóvel Glasurit vai demonstrar de forma inequívoca que um carro de exposição não tem de ser perfeito para chamar a atenção.
A marca de tintas irá apresentar um Porsche 356 B de 1963 cuja parte traseira foi restaurada profissionalmente com produtos Glasurit. A parte dianteira foi mantida como estava quando o carro foi encontrado num armazém, revelando claramente os efeitos que o tempo e a exposição ao exterior exercem sobre o estado de um carro.
O Porsche pertence a Dieter Ambrosy, um reconhecido especialista no restauro de modelos 356 da Porsche e proprietário de uma vasta coleção de Porsches clássicos nas mais variadas condições. Em estreita colaboração com a equipa da Glasurit dirigida por Jürgen Book, responsável da Gestão de Processo na BASF Coatings, Ambrosy e a sua equipa da oficina de reparação restauraram a parte traseira da carroçaria.
A equipa teve de fabricar painéis novos para executar parte do restauro. No capot do carro é possível ver as diversas camadas do sistema de pintura de alta qualidade recomendado pela Glasurit. Tal como quando o Porsche saiu da linha de montagem em 1963, utilizou-se um acabamento de cor sólida e brilho direto da Série 22, neste caso o Glasurit 22 Line HS 2K Topcoat. Recorreu-se à informação apresentada no próprio carro para identificar a cor utilizada para pintar o Porsche há mais de 50 anos. Os especialistas encontraram a cor da tinta original, Ruby Red 6202, na base de dados da Glasurit, o maior arquivo de cores do mundo, que contém mais de 200 000 cores e para cima de 600 000 fórmulas de mistura. O novo trabalho de repintura reproduz esta cor com toda a autenticidade.
“Um carro de exposição apresentado em duas condições totalmente opostas é absolutamente único,” referiu Book. Ao longo da sua vida, o Porsche foi reparado e repintado várias vezes e era claramente utilizado no dia a dia. “Os nossos objetivos com este restauro parcial são apresentar a competência de repintura da Glasurit e, ao mesmo tempo, demonstrar as questões complicadas em relação à pintura e às carroçarias que surgem no decurso do restauro de um carro clássico,” acrescentou Book, esclarecendo o conceito utilizado para apresentar o carro na exposição. No domínio dos carros clássicos, o tema da autenticidade é debatido como elemento de conservação do valor. Com uma experiência de mais de 100 anos, a Glasurit apoia os fãs de carros clássicos quando se trata de procurar as cores autênticas e repintar os veículos vintage de que são proprietários.
O Porsche vai estar em exposição na Techno-Classica em Essen, de 6 a 10 de abril de 2016, na cabine da Glasurit situada no Pavilhão 2, stand 125. A imprensa terá possibilidade de ver o carro em exposição antes da abertura oficial do Salão. No dia 14 de março, decorrerá uma antevisão exclusiva no Centro de Competências de Repintura em Münster. Contando com a presença de Ambrosy, Book irá explicar cada um dos passos do restauro. Frank Jung, responsável de Recaro Tradition, também estará presente como orador convidado. Na qualidade de membro da família Reutter, que fabricou carroçarias para a Porsche e dirigiu a unidade de produção de Estugarda de onde saiu a primeira carroçaria para a série Porsche 356 no dia 4 de abril de 1950, Jung é considerado um conhecedor excecional.
Na sequência da Techno-Classica, o Porsche parcialmente restaurado será exibido ao longo dos 12 meses seguintes em exposições e outras iniciativas na Europa, África e Médio Oriente.
Mais informações em www.glasurit.com