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Glasurit explica processo de pintura nos clássicos

12 Março, 2018

A Glasurit vai marcar presença na Techno-Classica em Essen de 21 a 25 de março. Desde meados de 2016, ano em que a Glasurit se tornou consultora exclusiva da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA), que a marca tem apoiado a federação mundial de veículos históricos em todos os aspetos da pintura de veículos clássicos desde a invenção do automóvel.

Para que os visitantes do stand possam saber o que esperar, a Glasurit organizou um programa de pré-visualização no Refinish Competence Center (RCC) em Münster-Hiltrup a 15 de fevereiro. Os convidados incluem parceiros Glasurit da rede de empresas especializadas, assessores de veículos e outros especialistas em carros antigos, bem como proprietários de carros clássicos da Jaguar.

Como parte do programa de visualização, Jürgen Book, responsável por carros clássicos na BASF, apresentará o tópico central do stand de exposição da Glasurit e o aspeto cultural e histórico do trabalho de reparação de tintas baseado na Carta de Turim. A Carta foi ratificada pela FIVA em 2012 com o objetivo de sustentar veículos históricos como artefactos culturais. A FIVA publicou recentemente um manual que explica o que os proprietários de veículos clássicos precisam de considerar ao restaurar veículos de acordo com a Carta. Quando se trata de explicar o processo de pintura descrito nela, não há ninguém melhor do que Jürgen Book, que foi convidado pela FIVA para escrever o capítulo da pintura.

Durante o programa de pré-visualização e posteriormente na Techno-Classica, a Glasurit apresentará processos de retoque baseados na Carta, como a reparação de pintura metálica de brilho direto, técnicas de reparação de cosméticos para arranhões e o envelhecimento artificial de novas pinturas.

Um modelo de demonstração e um verdadeiro “atrativo” tanto em Münster como em Essen será um Jaguar MK IX de 1960, que um colecionador emprestou generosamente à Glasurit. Embora os dados técnicos do veículo estejam bem documentados, o histórico da pintura não é conhecido. No stand da exposição, a Glasurit usará imagens termográficas para revelar a estrutura de pintura do veículo. Os danos na pintura e o trabalho de reparação tornar-se-ão visíveis.

Através do Jaguar, cuja pintura mostra vestígios de uso e idade, os especialistas da Glasurit demonstrarão que orientação de decisão é fornecida pelo Manual da FIVA e  que processo a Glasurit oferece para os trabalhos de reparação com base na Carta de Turim.

A competência de cores é um outro atributo chave da Glasurit. Durante o programa de pré-visualização, Till Beckmann, Jaguar Germany e Heiner Stertkamp, Jaguar Association Germany, apresentarão o projeto “Historic Jaguar Color Database”, que viu a Glasurit e a Jaguar colaborarem no histórico de cores da marca Jaguar. Um sinal visível desse desenvolvimento será a vitrine em exibição no stand Glasurit com dez formas revestidas com cores originais para o Jaguar XJ, que foi lançado há 50 anos. Além disso, haverá muitas dicas e truques para entusiastas do carro vintage no stand Glasurit (nº 115 no corredor 2.0); por exemplo, como reproduzir uma cor com base numa amostra de tinta.

Para todos aqueles que não conseguirem ir à exposição, a Glasurit apresenta a sua singular capacidade histórica de pintura e cores online. O serviço Glasurit Classic Car Colors (www.classiccarcolors.com) oferece acesso ao banco de dados de cores Glasurit online, o maior arquivo de cores do mundo com mais de 250.000 cores e mais de 600.000 fórmulas de mistura e uma rede de empresas especializadas.

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