A segunda edição da Global Mobility Call, que no Ifema (Espanha), terminou com grande sucesso em todos os seus indicadores, consolidando a GMC como um ponto de encontro fundamental para debater a mobilidade sustentável numa perspetiva holística.
Os visitantes no local aumentaram 42% para 8.000 profissionais; e cerca de 500 oradores participaram em algumas das 120 mesas redondas e conferências setoriais. Com mais de 104 organizações participantes, o número de expositores cresceu 76% em relação à edição anterior.
Organizado pela IFEMA MADRID e Smobhub, o GMC Congress and Expo afirma-se como uma plataforma internacional única, reunindo todas as indústrias e partes interessadas envolvidas na mobilidade sustentável de pessoas e bens, onde os participantes têm a oportunidade de mergulhar nas últimas tendências, inovações revolucionárias e projetos de última geração que estão a moldar o futuro da mobilidade global sustentável. A Global Mobility Call confirmou que a terceira edição terá lugar no próximo ano, de 19 a 21 de novembro.
O papel da eletrificação e de outros combustíveis alternativos na descarbonização, a multimodalidade dos transportes, as novas infra-estruturas, a par da inovação, digitalização e novas tecnologias foram alguns dos temas mais referidos, contribuindo para a criação de um paradigma de uma nova mobilidade mundial, não contaminante, segura, acessível e sustentável. As informações fornecidas pelos oradores e as discussões nas áreas do congresso serão compiladas no primeiro relatório de mobilidade sustentável do GMC, que os especialistas do Instituto Fraunhofer irão produzir nas próximas semanas. O objetivo deste documento é disponibilizar o conhecimento gerado durante o evento a todas as partes interessadas.
Pela primeira vez, a Global Mobility Call teve um país parceiro para o evento: Itália, através da Agência Italiana para o Comércio Externo (ICE), que promoveu as PME e startups italianas num espaço de exposição de 80 m2, onde doze destas empresas italianas estiveram presentes para mostrar as tecnologias “Made in Italy” e a inovação nos diferentes sectores da mobilidade sustentável.
Também esta edição apresentou, pela primeira vez, os prémios Innowinner, Personalidade e Stand Sustentável, que reconhecem as melhores iniciativas tecnológicas, a sustentabilidade dos expositores e as carreiras profissionais de destaque em prol da mobilidade sustentável. Os prémios Innowinner foram atribuídos à empresa Antolin; Personalidade a Trent Victor, e Participação Sustentável ao stand da empresa Arriva.
Principais oradores no auditório principal
Entre empresas espanholas e representantes institucionais, oradores internacionais (que representaram 30% do total de oradores) abordaram temas da mobilidade mundial no Auditório Principal. Bertrand Piccard, o primeiro aeronauta a dar a volta ao mundo num avião solar sem combustível, falou sobre as soluções existentes para enfrentar a crise ambiental em sectores como a mobilidade, a energia, a agricultura, os resíduos, a água e a construção, entre outros. A fundação a que preside identificou quase 1500 soluções que podem ajudar a passar do atual modelo de “economia qualitativa” para outro que visa “fazer coisas muito eficientes com poucos recursos e dinheiro”.
Peggy Liu, da JUCCCE (Joint US China Collaboration on Clean Energy), defendeu o papel que a China pode desempenhar como “parceiro fundamental em termos de infra-estruturas” para uma mobilidade com pegada zero. Liu explicou como o futuro das macrocidades chinesas está a ser forjado com uma abordagem ambiental, para fazer face ao aumento da população nesses espaços e a uma gestão mais eficiente da mobilidade.
Debate sobre temas urgentes de mobilidade
A multimodalidade no transporte de passageiros foi um dos temas desta edição do Global Mobility Call, em que os peritos optaram, para o seu desenvolvimento ótimo, pela colaboração público-privada. Os participantes apelaram a que se tivesse em conta a situação dos meios urbanos e rurais e convidaram também a que se tivesse em conta o papel da micromobilidade para as viagens de última milha para além do transporte coletivo.
No que diz respeito à transformação dos serviços aos viajantes na União Europeia, foi discutido o desenvolvimento dos Serviços de Mobilidade Digital Multimodal (SMD), que a Comissão Europeia está a preparar com o objetivo de proteger a privacidade dos consumidores, adotar as tecnologias mais recentes e colocar o cidadão no centro da estratégia.
No último dia do congresso, realizou-se uma conferência alargada sobre os Corredores 360º: Atlântico e Mediterrâneo. Os corredores transeuropeus são uma infraestrutura multimodal fundamental para o desenvolvimento económico e social, bem como para as ligações na Europa e para a descarbonização do transporte de mercadorias e de passageiros. Os representantes das instituições e das empresas privadas salientaram que estas infraestruturas são a alavanca que permitirá uma melhor eficiência para as empresas e uma melhor conectividade para os cidadãos.
Motopropulsores alternativos
A eletrificação dos veículos foi outra das áreas temáticas muito presentes na Global Mobility Call, tendo sido apresentada como um caminho indispensável para a mudança para modelos de mobilidade sustentável, juntamente com a digitalização e a inovação. Diferentes especialistas em mobilidade elétrica explicaram a urgência de alcançar uma realidade com uma maior presença de veículos eléctricos e de acelerar a eletrificação para cumprir os objectivos estabelecidos pela União Europeia. Outros combustíveis alternativos, como o hidrogénio ou o biometano, também foram mencionados como formas complementares de alcançar uma mobilidade limpa.
Soluções de ponta na GMC Expo
A GMC Expo acolheu mais de 100 empresas e startups que apresentaram os seus projectos inovadores. A exposição apresentou um conjunto diversificado de sectores, incluindo os transportes, as infra-estruturas, os bens de consumo, a tecnologia e o sector jurídico, desempenhando cada um deles um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de mobilidade.
Na área de exposição, o projeto Mission H24 exibiu o seu primeiro protótipo de carro de corrida hidrogénio-elétrico, o Le Mans Prototype Hydrogen (H2) Gaseous, e tornou-se uma das principais atrações do evento. O carro tem como objetivo mostrar o potencial do hidrogénio tanto para o circuito de resistência como para a mobilidade em geral. Outras das novidades nesta área foram um simulador de Fórmula E, um robot-guia para invisuais em grandes espaços ou soluções de segurança para peões, entre outras.
Fora do pavilhão, a empresa turca Karsan apresentou o e-Atak, um autocarro elétrico autónomo que, pela primeira vez na Europa, na Noruega, consegue gerir com sucesso o tráfego rodoviário em quaisquer condições de estrada e sem necessidade de intervenção do condutor.