Ver todas

Back

Globalfiltros: Alargar o leque de representações

27 Abril, 2021

Historicamente especializada em filtros para camiões, autocarros, tratores agrícolas, empilhadores e máquinas industriais, a Globalfiltros prossegue a sua política de diversificação de marcas e produtos, embora mantendo a complementaridade da oferta. A mais recente novidade são os lubrificantes da Sash.

TEXTO PAULO HOMEM

Depois de uma década de total especialização na área dos filtros para todo o tipo de aplicações em veículos pesados (camiões, tratores agrícolas, empilhadores, máquinas industriais, etc.), através da representação de marcas como a WIX, Parker Racor e Fleetguard, que ainda hoje trabalha, a Globalfiltros teve nos últimos anos uma enorme expansão da sua atividade, que a leva nesta altura a procurar um novo armazém.

Em 2017 foi a expansão para as baterias, com a representação da Tudor, depois seguiram-se os lubrificantes com destaque para a Ingralub, marca 100% portuguesa, que segundo Sérgio Vieira, gerente da Globalfiltros “tem um enorme potencial embora esteja um pouco limitada em termos de amplitude de gama”. Por isso mesmo, a empresa decidiu recentemente apresentar mais uma novidade, neste caso com a representação dos lubrificantes espanhóis da Sash.

“Sentimos que existe uma desinformação gritante ao nível dos lubrificantes e um reduzido conhecimento técnico. O nosso papel é importante na identificação técnica correta do lubrificante e das suas aplicações. Temos que aprofundar ainda mais este tema, para que o mercado tenha mais conhecimento”, revela o mesmo responsável, justificando dessa forma o investimento que a empresa tem feito nesta área.

RUTOL
A experiência ganha com os lubrificantes, trouxe ainda a identificação de novas necessidades, neste caso ao nível dos anticongelantes. “Havia uma lacuna neste tipo de produto para o setor em que nós operamos. Os anticongelantes vêm por acréscimo aos lubrificantes e dentro da mesma ideia de podermos potenciar a venda com informação técnica relevante para os nossos distribuidores”, refere Sérgio Vieira. Desta forma a Globalfiltros lançou a sua marca própria Rutol, que para além de anticongelantes têm ainda AdBlue, massa lava mãos, detergente, desincrustante radiadores, etc. “Trata-se de um produto nacional, desenvolvido com uma gama e com as especificações que nós entendemos como necessárias para o setor que trabalhamos”, explica o gerente da Globalfiltros.

CX80
Apesar de trabalhar há quase um ano com esta marca, a Globalfiltros “estabeleceu” recentemente um acordo de distribuição (desde julho) com a marca polaca de produtos CX80. Trata-se de uma marca que abrange produtos de limpeza, manutenção (muito baseado em colas e silicones) e lubrificação de aplicação profissional. “Visitámos a fábrica e ficámos a conhecer a mais-valia que os seus produtos podem representar para o nosso setor, sendo um produtor que fabrica também para algumas marcas de automóveis”, explica Sérgio Vieira, dizendo que “se trata também, tal como os anticongelantes, de uma tipologia de produtos, com muita qualidade e abrangente, que é complementar à nossa oferta”.

Outro dos projetos que correu em paralelo com o aumento do número de representações e do tipo de produtos foi o reforço da presença comercial da Globalfiltros no terreno, passando a empresa a ter uma presença efetiva em todo o território nacional. Rui Alves assumiu o cargo de gestor nacional de vendas, coordenando uma equipa comercial, divida por zonas, embora a política comercial da empresa se tenha mantido. “Mantemo-nos fiéis aos nossos princípios, trabalhando unicamente com a distribuição e não com o cliente final. A diferença é que temos agora o apoio de um gestor de área a essa distribuição”, refere Sérgio Vieira. A Globalfiltros têm o país comercialmente dividido em seis áreas (trabalhando também Açores e Madeira), cada uma com o seu gestor de negócios, que trabalham diretamente com a distribuição de modo a dar-lhes todo o suporte que lhes permita fazer crescer o negócio. “A diferenciação é feita pela componente técnica e não apenas pela componente comercial.

A formação dos nossos gestores de negócio naquilo que temos que oferecer e onde somos especialistas é muito importante para que possam formar os nossos clientes distribuidores e assim estarem mais aptos a ajudar o cliente deles”, refere o mesmo responsável, dizendo que “a nossa diferenciação passa exatamente por este aspeto, assumindo deste forma um compromisso e acompanhamento do nosso cliente que é diferenciador, gerando relações mais duradoras e de maior confiança”. Refira-se que, entretanto, a Globalfiltros incluiu ainda as marcas de filtros da Mann Filter e da UFI na sua oferta, sendo “marcas que trazem um claro valor acrescentado dentro de uma área em que somos especialistas há muitos anos”, conclui Sérgio Vieira.

Globalfiltros representa Sash
Desde o passado mês de novembro que a Globalfitros passou a representar em Portugal a marca de lubrificantes da Sash. De origem espanhola, a Sash é uma marca que “nos surpreendeu bastante quando visitamos as suas instalações, não só pela capacidade de produção, pela logística e pela qualidade dos produtos, mas também pela capacidade de responder às necessidades que temos e de implementação de novos produtos”, refere Sérgio Vieira, dizendo que “todos os produtos são testados nos laboratórios da empresa e existem padrões de qualidade que são respeitados”.

O catálogo de produtos Sash, dentro do setor Heavy Duty (camiões, empilhadores e máquinas industriais) e dos tratores agrícolas é muito extenso e vasto, que para além dos lubrificantes tem ainda as massas, e “possui uma imagem muito interessante e apelativa”, explica o responsável da Globalfiltros.

Globalfiltros
Maia
Sérgio Vieira / Gualter Vieira
224 108 120
geral@globalfiltros.pt
www.globalfiltros.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 31 de dezembro 2020 / janeiro 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE