Ver todas

Back

Go-Shop Peças By Romafe: Orientada para o retalho

11 Setembro, 2024

A entrada no Grupo Global One, representada na Península Ibérica pela Dipart, à qual a Romafe pertence, levou esta empresa do Porto a desenvolver o projeto Go-Shop Peças By Romafe.

Apresentado recentemente, o projeto Go-Shop Peças By Romafe, recorre a algumas das ideias que a Dipart já faz em Espanha, que com as necessárias adaptações ao mercado português está já a ser dinamizado no nosso país. Porém, uma das principais premissas da Romafe, segundo José Carvalho, administrador da empresa, era “não fazer algo que já existe ou que tivesse paralelo em Portugal”.

Mesmo estando sujeito a naturais comparações, a Romafe iniciou este projeto envolvendo em seu redor um conjunto de parceiros de negócio, nomeadamente retalhistas de peças, que se organizaram para que “pudéssemos trabalhar todos em conjunto, também em função daquilo que conhecíamos da Dipart, decorrente da nossa integração nesse grupo, que para nós foi muito importante, pois leva-nos a ver o negócio de outra forma”.

Sendo um fornecedor de peças transversal, e não apenas de nicho como foi durante muitíssimos anos, a Romafe apresentou a esses mesmos retalhistas, alguns com os quais também já trabalha há diversos anos, o conceito de “um clube” que permite manter bem definida a cadeia de distribuição, isto é, a Romafe assume-se como grossista (como sempre o fez) que só comercializa peças ao retalho e os retalhistas associados vendem às oficinas.

O projeto Go-Shop Peças By Romafe assenta quatro vertentes, duas delas muito relacionadas com o volume e o preço. O facto de a Romafe estar inserida no grupo Global One, permite que os retalhistas aderentes ao Go-Shop comprem diretamente às marcas de peças, mesmo aquelas não representadas pela Romafe, fazendo neste caso a Romafe apenas de operador logístico.

Uma outra vertente tem a ver com as peças de volume, como as baterias, lubrificantes e anti-congelantes (entre outras), dentro das marcas já representadas pela Romafe, em que aquisição em volume permitirá obter melhores preços de comercialização às oficinas por parte dos retalhistas. “Um bom exemplo disso são os lubrificantes Mannol, que nos permitiu em seis meses passarmos a ser o principal distribuidor desta marca em Portugal, com um grande stock”, explica José Carvalho.

Uma terceira vertente deste projeto tem a ver com a relação entre a Romafe e o retalhista de peças, no qual este grossista se propõe a apoiar os seus clientes ao nível do marketing, da informática, da gestão de redes sociais e de outras iniciativas, como foi o caso da presença na Expomecânica, em abril último, onde a Romafe dinamizou sobretudo o projeto Go-Shop e os parceiros aderentes.

Neste momento (em maio de 2023) estão integrados neste projeto Go-Shop 24 retalhistas, outros estão em fase de integração, com a Romafe a definir que entre eles deverá ser acautelada a “exclusividade” regional. “Neste momento ainda não temos a cobertura nacional que desejamos no continente e na ilhas, pois existem áreas geográficas em aberto, mas qualquer nova entrada será sempre validada pelos parceiros. Essa é uma das regras deste projeto”, diz o administrador da Go-Shop.

A última vertente desde projeto Go-Shop, “partindo do compromisso que a Romafe nunca irá vender às oficinas”, assegura José Carvalho, é o apoio que os retalhistas podem dar à oficina, promovido pela Romafe. Neste sentido, diz José Carvalho, é “uma parte do projeto que está a ser desenvolvida, mas que entre outros projetos, levará à dinamização de uma rede oficinal, que terá o nome Go Repair”.

Outro projeto nesta vertente, designado por Campus, tem a ver com a área da formação, pretendendo a Romafe promover formações dos retalhistas para as oficinas quer no plano técnico, quer não técnico (comercial, atendimento, etc). Será também dinamizada uma linha de apoio técnico à oficina.

Tendo como objetivo gerar mais negócio para os retalhistas, José Carvalho termina dizendo que “estão em desenvolvimento uma série de iniciativas, algumas delas que julgamos inéditas, que irão permitir a todos ter mais negócio. Logicamente que poderão existir semelhanças com algo que já existe, mas o importante é perceber que se tratam de iniciativas que assentam em estratégias comuns, fazendo coisas diferentes para se poderem também alcançar resultados diferentes”.

Refira-se ainda que a Romafe tem vindo a redefinir também todo o seu processo logístico no aftermarket, com a centralização da sua operação nas instalações em Coimbra.

Lista dos parceiros Go-Shop Peças By Romafe

– Auto Acessórios Soares
– HMC Peças Auto
– SPR Auto
– Unifiltros
– Gamipeças
– ABZ Auto
– Candipeças
– Titopeças
– 100peça
– Sópeças Auto
– Flymotors
– VR Car
– Sipauto
– Futurpeças
– BSR Peças Auto
– Laranjeira & Lopes
– Jflaire
– Autoelectrovag
– Marantauto

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 96, de agosto de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE