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Goodyear desenvolve pneu com 90% de materiais sustentáveis

A Goodyear desenvolveu um pneu de demonstração composto por 90% de materiais sustentáveis. 

O pneu de demonstração passou todos os testes regulamentares aplicáveis, assim como os testes internos da Goodyear. Este pneu de demonstração também foi testado para possuir uma menor resistência ao rolamento quanto comparado com o pneu de referência, fabricado com materiais tradicionais. Uma menor resistência ao rolamento significa que este pneu de demostração tem o potencial para oferecer uma maior poupança de combustível e uma redução da pegada de carbono.

Adicionalmente, após anunciar a sua capacidade para apresentar um pneu com 70% de material sustentável em janeiro de 2022, a Goodyear, trabalhando com a sua rede de abastecimento, planeia introduzir no mercado um pneu com até 70% de material sustentável em 2023. Os clientes interessados em adquirir este pneu podem registar-se, para receber atualizações, em Goodyear.com/SustainableMaterialTire

Trazer para o mercado um pneu com até 90% de materiais sustentáveis irá requer uma maior colaboração com a rede de abastecimento da empresa, para identificar a escala necessária para estes materiais inovadores por forma a produzir esse pneu específico em grandes volumes.

Este pneu de demonstração com 90% de materiais sustentáveis inclui 17 ingredientes destacados em 12 diferentes componentes, entre os quais:

  • O negro de carbono é incluído nos pneus para reforço do composto, e para ajudar a aumentar a sua vida útil, e, tradicionalmente, tem sido obtido através da queima de vários tipos de produtos derivados do petróleo;
  • O uso de óleo de soja neste pneu de demonstração ajuda a manter flexível o composto de borracha do pneu a temperaturas cambiantes;
  • A sílica é um ingrediente frequentemente utilizado nos pneus para ajudar a incrementar a aderência e a reduzir o consumo de combustível;
  • poliéster é reciclado a partir de garrafas já utilizadas, mediante a reversão do poliéster em produtos químicos de base, e da reformação destes em poliéster de grau técnico, utilizado nos cabos de reforço de pneus;
  • As resinas são utilizadas para ajudar a melhorar e a promover a performance de tração do pneu;
  • Os fios de aço do talão e os cabos de aço proporcionam reforço à estrutura de um pneu radial;
  • Tambiém são incluídos neste pneu polímeros de equilíbrio de massa certificados pelo ISCC, obtidos a partir de matérias-primas biológicas e biocirculares.

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