A Goodyear anunciou que irá continuar a fornecer pneus às duas equipas de competição em camiões, a KAMAZ-master e a PETRONAS Team De Rooy IVECO, na edição de 2022 do rali Dakar.
Ambas as equipas continuarão a confiar nos comprovados pneus de série OFFROAD ORD da Goodyear para a esgotante e competitiva prova pelo deserto árabe, de 1 a 14 de janeiro. Poucos eventos desportivos representam um desafio tão grande como o Dakar, tanto para as equipas como para os parceiros que as apoiam.
A Goodyear vê o evento como uma arena integral para impulsar os resultados em pista e nas operações diárias das frotas de transporte. A KAMAZ-master venceu a muito disputada corrida de camiões no início deste ano, e a Goodyear orgulha-se de levar o espírito ganhador dessa afiliação para a próxima edição do Dakar; um evento que permite às tecnologias de produção da Goodyear dominar os ambientes de condução mais extremos.
A KAMAZ planeia trazer quatro inscrições oficiais para a linha de partida em Ha’il, com um quarteto de pilotos de topo. O defensor do título Dmitry Sotnikov, o cinco vezes vencedor Eduard Nikolaev, o duplo vencedor Andrey Karginov, e o vice-campeão dos dois últimos anos Anton Shibalov, serão assistidos por sólidas equipas de especialistas em navegação e mecânica.
Durante o próximo Dakar, os camiões de competição KAMAZ-master de fábrica voltarão a confiar nos pneus Goodyear. Dois exemplares do novo modelo KAMAZ-435091, e dois KAMAZ-43509 que regressam à prova, representam o formidável alinhamento da equipa para a defesa do título. A Goodyear também confirmou que a sua parceria de longa data com a equipa PETRONAS Team De Rooy IVECO foi renovada para os Dakar de 2022, 2023 e 2024. Com uma combinação única de juventude e experiência, a equipo vencedora de 2016 também tem como objetivo competir entre os primeiros.
A três novíssimos camiões IVECO Powerstar Torpedo juntar-se-á um camião de assistência rápida Iveco Tracker para a aventura de quinze dias. Hans Stacey, um dos mais experimentados e bem-sucedidos pilotos do Dakar, irá capitanear uma das duas inscrições da “Equipa Verde” da PETRONAS Team De Rooy IVECO. Depois de terminar em sexto em 2020, o promissor talento Janus van Kasteren formará equipa com a sua mesma combinação de navegador/mecânico no outro IVECO “Verde”.
Richard Mouw, Bert van Donkelaar e Mitchell van den Brink, de 19 anos, partilharão o Iveco Trakker da equipo De Rooy também em cores “verdes”. O especialista no Dakar, Martin van den Brink, está ao leme da entrada do ‘Orange Team’, competindo sob o estandarte da Mammoet Rallysport Team De Rooy IVECO.
Em finais de novembro, os camiões do Dakar partiram de Marselha em frete marítimo rumo a Jeddah, onde serão submetidos aos preparativos antes das verificações para o rali, de 29 a 31 de dezembro. Com pneus OFFROAD ORD, as tripulações da KAMAZ-master e da De Rooy poderão maximizar a performance dos seus veículos através do deserto abrasador, das vetiginosas dunas de areia e das pistas de pó que compõem o percurso do Dakar de mais de 8000 quilómetros, que incluem 4300 quilómetros em especiais.