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Grupo Agostinho: Proximidade e serviço

10 Novembro, 2021

O Grupo Agostinho possui quatro lojas para um negócio todo ele dedicado ao setor da repintura, com uma larga penetração na área automóvel. A empresa aposta num serviço de proximidade ao cliente.

TEXTO PAULO HOMEM

No ano em que comemora 15 anos, o Grupo Agostinho esteve sempre presente no setor da repintura automóvel, embora na fase inicial a aposta tenha sido mais no setor da construção civil. Porém, aos poucos a empresa foi crescendo na área da repintura automóvel e conquistando a confiança dos clientes, mesmo numa região (Penafiel e arredores) onde o número de oficinas de colisão era limitado. A verdade é que atualmente cerca de 50% da faturação da empresa passa pela área automóvel, o que diz bem da importância que este setor tem para esta empresa fruto de um trabalho dedicado e orientado para o cliente “onde apostamos em nunca falhar com o cliente e em oferecer-lhe produtos de qualidade que lhes dêem segurança e a nós também”, comenta Tiago Monteiro, responsável pelo negócio de repintura no Grupo Agostinho.

Uma das novidades mais recentes do Grupo Agostinho foi a abertura das instalações em Alpendurada, que mais do que uma loja é um armazém, que possui toda a linha de produtos para o setor da repintura automóvel, assim como tem equipamentos para afazer afinações. “Uma das características das nossas lojas é que todas elas estão preparadas para servir o cliente da repintura automóvel da mesma forma e com o mesmo profissionalismo”, explica Tiago Monteiro. Para além das novas instalações em Alpendurada, a empresa está fisicamente presente no Torrão (Marco de Canaveses), Penafiel e também em Valongo, mas a sua área de atuação é muito mais abrangente, já que através de uma equipa de quatro técnico-comerciais, a empresa consegue marcar presença em Viseu, Castelo Branco, Vila Real, Paredes, Baião, Viana do Castelo, entre muitas outras zonas.

“Através das nossas lojas estamos presentes diretamente nas oficinas, mas como temos um componente de revenda de alguns produtos de que somos representantes para Portugal, acabamos por acompanhar os nossos clientes em diversas regiões”, explica o mesmo responsável, dizendo que “como vendemos tintas Auto Color, temos também um fantástico apoio da Impoeste junto de todos os nossos clientes”. Tendo como única marca de tintas a Nexa Auto Color, o Grupo Agostinho foi introduzindo ao longo dos anos uma série de outras representações, dispondo hoje de um portfólio de marcas muito competitivo onde se inserem a Indasa, 3M, Walcom, Makitas, Beta, Brayt, Norton, entre outras marcas de produtos e equipamentos, com destaque para o Multi Fuller, que é a gama premium da Troton, que disponibiliza uma extensa linha de produtos “no paint” para repintura e que o Grupo Agostinho representa em exclusivo. A empresa também começa já a ter produtos de marca própria “Agostinho”, como é o caso das fitas de mascarar recentemente lançadas, numa estratégia que vai incluir outros produtos “no paint”. “A Agostinho é uma marca cada vez mais conhecida e que o mercado reconhece como sendo de qualidade, por isso a nossa aposta será sempre em produtos premium”, afirma Tiago Monteiro.

Para além dos espaços físicos, o Grupo Agostinho tem ainda a sua loja online que está disponível para clientes finais, onde se pode adquirir toda a tipologia de produtos. Para já esta plataforma está aberta a todos, mas o Grupo Agostinho espera poder fazer evoluir a mesma para uma plataforma B2B, potenciando uma relação mais profissional com os seus clientes oficinais. “Neste momento esta plataforma ainda não tem todos os nossos produtos. As marcas que estão mais implementadas nesta loja online é a Multi Fuller e a Brayt, pois são aquelas que apresentam uma excelente relação qualidade / preço e é onde podemos verdadeiramente fazer a
diferença”, afirma Tiago Monteiro.

A distribuição de produtos é feita pela própria empresa num raio de 50 quilómetros das lojas, mas fora disso recorre a transportadoras, explicando o responsável do Grupo Agostinho que “para nós a satisfação do cliente é prioritária”.

Apesar de todas as ameaças causadas ao negócio da repintura por via da pandemia, mas também por alguma ausência em as oficinas encontrarem novos pintores, Tiago Monteiro considera que existem também oportunidades que se poderão explorar e desenvolver dentro do leque de clientes que tem (sobretudo pequenas oficinas de repintura), nomeadamente ao nível do smart repair. “Sabemos que não se pode mudar de um dia para o outro a forma de trabalhar das oficinas, mas existe um caminho a fazer na rentabilização do processo de repintura”, comenta o mesmo responsável.

Depois da abertura da loja de Alpendurada, do lançamento dos produtos de marca própria, o Grupo Agostinho tem agora “como sonho” o desenvolvimento de um centro de formação, que não sendo para já é “um projeto que temos pois a nossa ideia é progredir sempre e prestar um serviço cada vez melhor ao cliente”, conclui Tiago Monteiro.

Grupo Agostinho
Tiago Monteiro
255 726 413
tiagomonteiro@grupoagostinho.net
grupoagostinho.net

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 62 de novembro 2020. Consulte aqui a edição.

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