Decorrente da sua experiência da análise do negócio de veículos usados, o Grupo Autorola lançou no mercado o Observatório INDICATA, uma fonte de informação para todos os profissionais de remarketing.
O INDICATA analisa nove milhões de anúncios de veículos usados em toda a Europa, todos os dias, e o Observatório INDICATA utiliza os volumes de vendas e preços de 13 países, incluindo Portugal. Fornecendo análises contínuas dos dados e tendências, tanto ao nível macro como ao nível micro, gera informações cruciais para lidar com questões como a atual pandemia da Covid-19.
O Observatório INDICATA assume duas formas; um PDF com análises regulares do mercado disponíveis para todos no website INDICATA e uma ferramenta online com relatórios exclusivos disponível para os gestores sénior nas principais Gestoras de Frotas, Rent-a-Car, Fabricantes e Grupos de Retalho.
O Observatório INDICATA publicou a sua mais recente análise de dados após o Estudo INDICATA Covid-19 lançado há cerca de 15 dias. Esta análise foca-se no impacto nas vendas de veículos usados em 13 mercados europeus durante março e no impacto nos preços dos veículos usados durante os meses de março e início de abril.
Volumes de vendas de veículos usados por país europeu de 6 a 31 de março de 2020
O gráfico, apresentando o volume de vendas mostra a forte diferença entre os mercados em confinamento total e os mercados com alguma negociação residual. Indexado à primeira semana de março, a resiliência da Suécia (80%) e da Turquia, Holanda e Dinamarca (mantendo um volume de dois terços) contrasta com os países com elevado grau de confinamento, onde as vendas caíram drasticamente.
Variação dos preços de retalho de carros usados 1 de fevereiro – 3 de abril de 2020
O diagrama mostra a progressão de preços com base nos veículos de referência do
Observatório INDICATA entre 1 de fevereiro e 3 de abril. O detalhe dos preços dos veículos usados na Holanda por segmento sublinha o poder do Observatório INDICATA a um nível micro.
A primeira observação interessante é a falta de movimento geral de preços em alguns países e uma correlação com a introdução no distanciamento social.
Olhando para o Reino Unido, Espanha, Áustria, Itália e França, onde entraram em confinamento com as medidas mais difíceis ou rápidas, os comerciantes mal tiveram tempo para reagir antes do fecho. Assim, foram mínimas as alterações de preço feitas. Por outro lado, Dinamarca, Bélgica, Holanda e Suécia progrediram mais lentamente no distanciamento social ou com medidas menos rigorosas. Assim, as suas quedas de volume foram mais lentas ou menos pronunciadas do que em outros países. Como resultado, os seus comerciantes tiveram mais tempo para reagir, reduzindo mais os preços do que o grupo anterior.
Olhando para países individuais; na Holanda os veículos pequenos, inicialmente, sustentaram melhor os valores do que os veículos maiores, tanto em termos de valor em Euros quanto em termos percentuais. Isto é típico de uma queda de mercado.
A Turquia, com 7,5%, pode parecer mostrar um crescimento notável; no entanto, se sobrepormos as taxas de crescimento recentes do mercado, teríamos esperado um crescimento de 10%. A fuga para carros usados, tanto como “ativo de refúgio”, mas também alimentada pela falta de carros novos e financiamento ao consumidor (relativamente) barato, criou potencialmente uma bolha de preços.
“O Observatório INDICATA reforça ainda mais o nosso comprometimento com o apoio à indústria para ajudar a gerir o impacto do Covid-19 no negócio dos usados. O nosso PDF e o portal online facultam aos decisores da indústria os melhores dados em tempo real para definirem uma estratégia, de curto e longo prazo, permitindo-lhes gerir com eficiência a oferta e a procura de carros usados ”, explicou Andy Shields, diretor global do INDICATA.
Para fazer o download do mais recente relatório do Observatório INDICATA vá a www.indicata.pt/corona.