Ver todas

Back

Grupo Fuchs passa a estar presente no mercado das baterias

27 Junho, 2022
357 Visualizações

O Grupo Fuchs acaba de adquirir mais de 28% das ações da E-Lyte Innovations GmbH, empresa que desenvolve e produz eletrólitos líquidos inovadores para baterias de alto desempenho usadas nos setores industrial e automóvel.

«Estamos a pisar novos terrenos fora das aplicações clássicas para lubrificantes. O mundo está a mudar rapidamente e não queremos apenas acompanhar o ritmo, queremos ir ativamente ao encontro do futuro: entrar num mercado muito excitante e de rápido crescimento global, com um potencial de negócios significativo», explica Stephan Fuchs, Presidente do Conselho Executivo, sobre as razões do investimento.

Em 2019, o Grupo Fuchs lançou o seu programa estratégico FUCHS2025. Durante estes anos e até 2025, este programa vai ajudar a empresa a aproveitar as oportunidades apresentadas pelas megatendências da digitalização, da sustentabilidade e da e-mobilidade. O novo investimento está em linha com este programa estratégico, já que permite à Fuchs o acesso ao mercado em rápido crescimento dos eletrólitos. Este mercado vai tornar-se cada vez mais importante, dentro e fora da Europa, uma vez que os eletrólitos são um elemento-chave das baterias de iões de lítio utilizadas em inúmeras aplicações, onde se inclui a e-mobilidade. O investimento total da Fuchs nesta nova área de atividade ronda os 8 milhões de euros O acordo de compra prevê também a possibilidade de a Fuchs adquirir, ao longo do tempo, mais ações da E-Lyte Innovations.

«Embora este mercado seja para nós um território desconhecido, na Fuchs somos especialistas no desenvolvimento de soluções feitas à medida das necessidades especiais dos clientes e disponibilizamos uma gama muito vasta de aplicações de fluidos funcionais em todo o mundo», sublinha Stephan Fuchs. Uma coisa que os dois novos parceiros têm em comum é o facto de não procurarem servir o mercado generalista, mas sim focarem-se em aplicações promissoras de alto desempenho. O investimento representa um passo importante e alarga a experiência da Fuchs no campo da e-mobilidade. Já em 2020 o Grupo tinha alargado a sua oferta com a Fuchs BluEV, uma linha de produtos dedicada às mais recentes aplicações de e-mobilidade.

A tecnologia da E-Lyte também se concentra no cumprimento de requisitos específicos e também se baseia em características especiais de desempenho, como é o caso dos tempos de carregamento de bateria mais rápidos. Estas características são de importância vital não só para os automóveis elétricos, mas também têm potencial para muitas outras áreas promissoras, tais como drones, engenharia médica, aplicações a altas e baixas temperaturas e para o setor aeroespacial.

«Já não existe um eletrólito universal para baterias e as diferenças entre os eletrólitos disponíveis estão a tornar-se cada vez mais pronunciadas. O rápido desenvolvimento das tecnologias de baterias para uma vasta gama de aplicações está a provocar uma procura cada vez maior de fórmulas eletrolíticas personalizadas e volumes de produção cada vez maiores. Para satisfazer esta necessidade, precisamos de uma cadeia de fornecimento local porque o eletrólito não permite longos tempos de entrega e armazenamento, devido à sua vida útil limitada», refere Ralf Wagner, Diretor Executivo da E-Lyte Innovations GmbH.

O passo seguinte é estabelecer-se a infraestrutura necessária de produção, conjuntamente com a localização da Fuchs em Kaiserslautern, Alemanha, para facilitar a industrialização, a expansão e um maior crescimento. Estão a ser feitos investimentos nas instalações de produção e no equipamento de laboratório. O início da produção está previsto para o verão de 2023.

O terceiro parceiro desta joint-venture é a empresa alemã Customcells Holding GmbH, líder internacional no desenvolvimento de células de bateria de iões de lítio especiais e de alto desempenho.

PALAVRAS-CHAVE