Ver todas

Back

Grupo Imaweb-IDF expande portfólio de soluções digitais para o setor automóvel

22 Setembro, 2020

Após a aquisição de empresas especializadas em soluções digitais para automóveis, o grupo Imaweb-IDF, formado há um ano e resultante da fusão de uma série de empresas da mesma área, anuncia um ponto de viragem estratégico na sua história expandindo a sua força e o seu portfólio de soluções.

Está agora a dar mais um passo em frente ao combinar a sua oferta sob uma única marca: Imaweb. O objetivo é capitalizar a sua experiência, encarnar a plataforma comum que foi capaz de criar e reforçar a sua posição como líder europeu em soluções digitais para a indústria automóvel.

O nascimento de uma marca europeia única, especialista no setor automóvel

 Oficialmente lançada em 21 de setembro de 2020, esta marca é o resultado de um trabalho iniciado há mais de 10 meses sob o impulso da Providence Strategic Growth, o fundo de investimento acionista do grupo e que tem como objetivo reforçar a sua posição como líder europeu em soluções digitais para os automóveis.

Para isso, o grupo Imaweb-IDF (Datafirst-I’Car Systems) foi criado em 2019, após a fusão da empresa espanhola Imaweb e do grupo francês Datafirst-I’Car Systems. Esta fusão foi seguida por uma estratégia de crescimento externo que resultou na aquisição da empresa holandesa ITMotive em novembro de 2019, da empresa espanhola Serinfer em junho de 2020 e da empresa francesa TMS em julho de 2020.

Também foi criada uma equipa de direção multifuncional para facilitar os intercâmbios e realizar projetos conjuntos sob a marca Imaweb. As novas sinergias e aquisições recentemente alcançadas visam aumentar a força do Grupo através da sua ação num perímetro geográfico alargado, uma carteira de produtos mais ampla (complementada por soluções oferecidas pelas empresas que aderiram recentemente ao Grupo) e uma maior capacidade de inovação graças aos seus 150 desenvolvedores.

Uma forte presença europeia

 Com escritórios em Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica, assim como parceiros em mais oito países, os produtos Imaweb são distribuídos em 17 países europeus. Diariamente, 500 funcionários concebem, desenvolvem e comercializam os produtos oferecidos pela Imaweb, os quais são utilizados pelos maiores fabricantes e distribuidores de automóveis, equipando 65.000 utilizadores finais na Europa.

A Imaweb deve o seu sucesso presente e futuro a uma forte capacidade de inovação (25% do volume de negócios investido em I&D) e ir ao encontro das expectativas e especificidades dos clientes de cada país.

“Estamos particularmente orgulhosos do nascimento da Imaweb, que simboliza o nosso desejo de desenvolvimento e as nossas ambições no mercado das soluções digitais para a indústria automóvel. As equipas estão a trabalhar há vários meses neste grande projeto e os resultados já estão a ser sentidos”, explica Aldo Mareuse, sócio-gerente da Providence Strategic Growth.

“Esta nova marca representa uma oportunidade real para os nossos clientes e para nós. Os nossos utilizadores irão agora beneficiar de mais inovação e de uma maior internacionalização, tendo em conta as suas especificidades locais. A nossa visão é baseada na digitalização da viagem do cliente. Esta orientação permite-nos avançar nas melhores condições, mantendo a abordagem humana que nos caracteriza”, conclui Patrick Prajs, Presidente do Grupo Imaweb.

PALAVRAS-CHAVE