Ver todas

Back

Grupo Jodima adquire IADA

O fabricante belga de produtos químicos Grupo Jodima, duplica o seu volume de negócios, ao adquirir a empresa espanhola IADA.

O Grupo Jodima, com sede em Kampenhout (Bélgica) , adquiriu no mês passado a sua empresa homóloga espanhola do mesmo setor, a IADA, fabricante espanhola de produtos químicos e derivados de petróleo com aplicações principalmente na indústria automóvel.

Com sede em Vilobí del Penedès (Barcelona), a IADA consegue vendas anuais de 25 milhões de euros e conta com cerca de 50 empregados. O grupo distribui os seus produtos principalmente sob a marca IADA na Península Ibérica, França, Itália e no norte da África.

Esta aquisição vem de encontro aos planos de expansão europeia do Grupo Jodima. A empresa espanhola é particularmente complementar às atividades existentes no Grupo Jodima, tanto em termos de gama de produtos como de canais de distribuição e ainda do ponto de vista geográfico.

A IADA conquistou uma reputação sólida ao longo das últimas seis décadas e conta, entre outras coisas, com uma poderosa divisão de I+D que se converterá no centro de desenvolvimento de produtos do Grupo Jodima.

O diretor-geral espanhol, Daniel López, permanecerá na empresa e apoiará a direção do Grupo Jodima, centrando-se no grande desenvolvimento do mercado no sul da Europa, tanto de produtos de marca como de soluções de marca branca.

A localização da IADA, bem fora da atual zona de operações do grupo, oferece muitas oportunidades aos clientes de marca branca do Grupo Jodima na Europa Ocidental para oferecer também soluções no sul da Europa e nos países emergentes da África.

O deslocamento gradual na Espanha da oferta de produtos para o mercado retalhista também oferece oportunidades adicionais para o grupo.

O Grupo Jodima foi fundado em 2022 por Axel Van Ranst e Marcel Cornelis através da transferência da Jodima BV com vista a uma estratégia europeia de “compra e construção” no desenvolvimento, produção e distribuição de produtos químicos, principalmente à base de água.

Na atualidade, o grupo concentra-se principalmente no mercado automóvel, mas também desenvolve produtos para diversas aplicações de casa e jardim. A partir de agora, Axel Van Ranst formará a expansão europeia. A gestão diária da fábrica de Kampenhout será executada por Marcel Cornelis.

O fundo de capital risco PE Capital Group tem uma participação de 45% no grupo e desempenha seu papel de financiador e assessor de fusões e aquisições no processo de expansão.

PALAVRAS-CHAVE