Ver todas

Back

Grupo Kesko reduz as emissões de CO2 com dois MAN TGX

O grupo finlandês Kesko atingiu o objectivo de reduzir ao máximo as emissões de CO2 e melhorou o desempenho de transporte desde o passado mês de março, com dois novos veículos MAN TGX 35.580.

De acordo com o Grupo Kesko, originário da Finlândia, uma das suas principais prioridades é atingir uma pegada de carbono sustentável, e minimizar simultaneamente o seu impacto ambiental. A empresa sedeada em Helsínquia optimiza continuamente os seus processos e operações de modo a atingir este objectivo. Conseguir reduzir continuamente as suas emissões de CO2 continua a ser um dos mais importantes objectivos do departamento de logística.

Desde que efectuaram um teste piloto com camiões de elevada capacidade de transporte, em 2015, a Kesko tem vindo a utilizar combinações de camiões extra-longos na distribuição de mercadorias a supermercados. As impressionantes combinações consistem num camião rígido com um reboque articulado de 6 eixos, e em alguns casos com dupla plataforma de carga.

Estes veículos podem atingir os 34 metros de comprimento, dependendo da configuração, e conseguem transportar cerca de 190 trolleys de uma só vez. Desde Março, a Kesko Logistics reforçou a sua frota “Ecotruck” com dois novos veículos MAN TGX 35.580 para viagens entre as lojas e os armazéns no oeste da Finlândia. Os chassis de 4 eixos incluem o eficiente motor de 6 cilindros a diesel D38 Euro 6c, que possibilita um binário máximo de 2900 Nm apenas a 900 rpm e consegue transportar facilmente reboques pesados e combinações com 31 metros de comprimento.

A Kesko Logistics também utiliza a plataforma digital com base na cloud, o RIO, em ambos os veículos MAN TGX. O RIO está disponível em todos os camiões MAN acima das 7.5 toneladas desde 2017, e disponibiliza aos utilizadores uma vasta gama de análises específicas a todos os dados do veículo. Além da monitorização do percurso e localização, informações do veículo durante a operação, consumo de combustível, entre muitas outras coisas, os clientes têm ainda a possibilidade de utilizar módulos de serviços adicionais, conforme os seus requisitos individuais, como armazenamento de dados de navegação e do tacógrafo. O RIO ajuda a garantir óptimos processos logísticos através da combinação de dados e informação em tempo real, e fornecendo recomendações de actuação, as quais permitem reduzir significativamente as emissões de CO2 das frotas.

PALAVRAS-CHAVE