O Grupo PSA teve um ano de 2016 muito proveitoso, não só nas vendas de automóveis, mas também ao nível do pós-venda.. A empresa divulgou agora o balanço de 2016.
O ano passado, o Grupo desenvolveu também novas oportunidades de negócio em Portugal com o lançamento de uma ofensiva no domínio do pós-venda e distribuição de peças de substituição, com uma oferta multimarca inédita.
Num mercado cada vez mais concorrencial, o Grupo iniciou em Portugal, no ano passado e de forma pioneira, a transformação do seu dispositivo de distribuição de peças automóveis, para passar a ser representado por grandes operadores com um alcance logístico e comercial que abrange todo o território nacional e todos os canais existentes.
O objetivo das placas de distribuição multimarcas PSA é responder às necessidades de todos os tipos de clientes, independentemente da marca, do canal de distribuição (Reparador Autorizado, Independente,…), e às diferentes expectativas de prestação de serviço e de preço.
Para dotar este novo dispositivo em termos de produto, o Grupo PSA aumentou a oferta de peças de substituição, que passa a incluir:
– uma gama de Peças de Origem PSA
– uma nova gama de Peças Multimarca Eurorepar, de vocação transversal e com aproximadamente 9.000 referências
– em 2018, o Grupo fará a sua entrada em Portugal no mercado de Peças Independentes Aftermarket.
Nova rede multimarca Euro Repar Car Service
Para dar resposta à maior parte dos clientes (76%) que não recorre à Reparação Autorizada das Marcas após os períodos de garantia, e adoptar um novo perfil de reparador multimarca em Portugal, o Grupo PSA lançou em 2016 em Portugal a rede de manutenção e reparação multimarca, Euro Repar Car Service.
Esta rede de proximidade conta actualmente com 23 oficinas no território nacional e está particularmente bem posicionada para responder às necessidades de clientes pragmáticos, independentemente da marca e da idade do seu automóvel.
É formada por profissionais que realizam operações de manutenção e reparação de veículos multimarca, seguindo as linhas preconizadas por cada construtor. Entre outros elementos, destaca-se por assentar na imagem construída de profissionalismo das oficinas aderentes, que se encontram na proximidade geográfica dos clientes, e por permitir a avaliação online das oficinas em total transparência para os clientes.
Liderança do mercado automóvel
Fruto dos resultados comerciais das suas três marcas – Peugeot, Citroën e DS – o Grupo PSA terminou o ano de 2016 como o Grupo líder do mercado automóvel português (Veículos de Passageiros + Comerciais Ligeiros), conquistando uma quota de 17,2%, correspondente a 41.621 viaturas. Face aos números de 2015, regista-se uma evolução de 18,2%.
Esta liderança é alcançada também no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros, no qual o Grupo garantiu uma quota de mercado de 31,9%, correspondente a 11.132 unidades vendidas no conjunto das duas marcas Peugeot e Citroën.