O Grupo Serca celebrou em Madrid, no passado dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, sob o lema “Treading Strong in Aftersales”, com mais de 120 profissionais do setor.
O Presidente do Grupo Serca, Agustín García, deu as boas-vindas aos participantes e, logo depois, Aranca Negru, Coordenadora Internacional, e Raquel Donaire, Diretora de Marketing do Grupo Serca, compartilharam os dados do ambiente do Grupo Serca a nível nacional e internacional, com a apresentação “Do prisma Serca”. Este bloco começou com a intervenção de Aranca Negru, que, antes de iniciar com os dados, contextualizou a primeira apresentação do dia com os dados do Grupo Serca, que foram apresentados com o propósito de partilhar a filosofia e o esforço contínuo do grupo, para continuar a acrescentar valor ao mercado. Lançou ainda uma chamada aos presentes explicando que a próxima edição do “Pisando forte no pós-venda” não é apenas um evento da Serca mas sim um evento para todo o sector, deixando as portas abertas para a próxima edição, o dia está organizado em colaboração com mais atores pós-venda.
Cristóbal José Colón, sócio da L.E.K. Consulting, prosseguiu o dia com a apresentação intitulada “Desafios da Transição para o Veículo Elétrico”, com a qual forneceu dados sobre a situação atual e evolução do mercado internacional, e comportamento social relativamente à eletrificação.
Fernando López, Diretor Geral do GiPA, analisou em profundidade o “Comportamento das Mulheres Condutoras”, detalhando o crescimento do número de mulheres condutoras, e a importância que a figura da mulher assume na tomada de decisões, tanto na reparação como na manutenção de veículos , como na seleção da oficina e/ou marcas de peças de reposição.
Em seguida, foi realizada uma mesa de discussão intitulada “Mulheres no Pós-Venda” na qual estiveram representados todos os players do mercado. Várias mulheres deram voz às diversas áreas da cadeia empresarial. Antonio Sánchez-Migallón, da OyE, foi o encarregado de moderar um painel de discussão no qual foram abordadas questões-chave para a indústria.
Neste espaço, Cristina San Martín, Diretora de Coordenação, Projetos e Serviços (SERNAUTO); Paula Aldea, Diretora de Comunicação e Marketing (ANCERA); Ana Ávila, Diretora Corporativa (CONEPA); Lara Torres, Coordenadora (CETRAA); e Yvonne Rubio, Diretora (MRyT e mundorecambio.info).
Depois de uma mesa de discussão, Begoña Morales, fundadora e CEO da CONESE, partilhou a sua visão sobre a integração de critérios ESG (ambientais, sociais e de governação) na estratégia empresarial, ilustrando a sua apresentação com exemplos concretos de boas práticas. Destacou a importância do compromisso das empresas com a sustentabilidade.
Um dos momentos mais esperados foi a intervenção de Marta Blázquez, Presidente da Faconauto e Faconauto Mulher. Na sua apresentação intitulada “Juntos Somos Mais Fortes”, Blázquez destacou a importância da colaboração e do empoderamento feminino no setor pós-venda. Os participantes aplaudiram o seu compromisso com a igualdade e a diversidade.
Loida Primo, empresária, palestrante e criadora do método Eincoa, se encarregou de encerrar o dia com sua palestra intitulada “Faça a Diferença Gerenciando Talentos | O Método EINCOA”. No seu discurso, partilhou reflexões sobre motivação, cocriação e liderança consciente.