Ver todas

Back

Grupo Volvo e Isuzu Motors formam aliança estratégica

18 Dezembro, 2019
1178 Visualizações

O Grupo Volvo e a Isuzu Motors assinaram um Memorando de Entendimento não vinculativo com a intenção de formar uma aliança estratégica para veículos pesados para aproveitar as oportunidades na transformação da indústria.

Numa primeira etapa, a intenção é estabelecer uma parceria global de tecnologia e criar um negócio mais forte e combinado de camiões para a Isuzu Motors e a UD Trucks no Japão e nos mercados internacionais. Isso implicará na transferência da propriedade de todo o negócio de camiões UD globalmente do Grupo Volvo para a Isuzu Motors, a fim de acelerar o crescimento, alavancando maiores volumes e recursos complementares.

“O Grupo Volvo e a Isuzu Motors mantêm um relacionamento bem estabelecido no Japão, com base no respeito mútuo, valores partilhados e espírito win-win. Vemos um grande potencial para ampliar a nossa cooperação em tecnologia, vendas e serviços, bem como em outras áreas, para o benefício dos nossos clientes e parceiros de negócio”, afirmou Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo. “Os nossos colegas da UD Trucks fizeram um ótimo trabalho para melhorar o desempenho nos últimos anos e a aliança abre uma grande oportunidade para continuar o nosso trabalho de sucesso”.

“A Isuzu Motors e o Grupo Volvo acreditam firmemente nas oportunidades de negócio e no potencial de sinergia entre os dois Grupos. Pretendemos extrair o valor total das diferentes especialidades de cada um entre as fortalezas geográficas e de produtos. A nossa colaboração contribuirá ativamente para melhorias de serviço e satisfação dos clientes, além de nos prepararmos para a próxima revolução logística”, indicou Masanori Katayama, presidente e diretor representante da Isuzu Motors Limited.

A aliança estratégica pretendida entre o Grupo Volvo e a Isuzu Motors incluirá:•
Formar uma parceria tecnológica, que alavancará as áreas complementares de especialização das partes em tecnologias conhecidas e novas, além de criar uma base de volume maior para apoiar os investimentos tecnológicos necessários e futuros;
• Criar as melhores condições de longo prazo para um negócio mais forte de veículos pesados ​​para a UD Trucks e Isuzu Motors no Japão e nos mercados internacionais;
• Explorar oportunidades para uma colaboração ainda mais ampla e profunda nos negócios de veículos comerciais em áreas geográficas e linhas de produto.

A intenção é transferir a propriedade de todo o negócio da UD Trucks globalmente, que teve uma receita total de SEK 24 bilhões em 2018. O negócio teve um impacto mínimo no resultado operacional do Grupo Volvo em 2018.

Toda a cooperação tecnológica entre o Grupo Volvo e a Isuzu Motors será gerida através de contratos individuais.

O memorando de entendimento não é vinculativo. Os próximos passos serão finalizar o escopo do negócio a ser transferido, due diligence pela Isuzu Motors e negociações de acordos vinculativos. A assinatura de acordos vinculativos é esperada até meados de 2020 e o fecho da transação é esperado até o final de 2020. Todas as transações em potencial estarão sujeitas a aprovações regulatórias e outras.

PALAVRAS-CHAVE