A GT Motive, um dos principais fornecedores de soluções para gestão de sinistros e dados auto, acaba de anunciar o lançamento de um inovador serviço de consultoria destinado a analisar e gerir as emissões de CO2 associadas a reparações de veículos.
Este serviço pioneiro, agora lançado pela GT Motive, visa ajudar empresas de seguros e frotas a identificar, compreender e controlar as emissões dos seus parceiros de reparação, promovendo práticas sustentáveis em toda a indústria.
Este serviço representa um avanço significativo na forma como as reparações de veículos são geridas, oferecendo uma análise abrangente e informações valiosas que permitem uma tomada de decisões mais sustentável e informada. O objetivo principal é reduzir o impacto ambiental das operações de reparação, alinhando-se com os crescentes compromissos e políticas ambientais impulsionados por clientes, investidores e governos.
Principais Benefícios
Conformidade Regulamentar: Este serviço ajuda a cumprir as regulamentações ambientais nos setores automóvel, de seguros e frotas, apoiando as empresas no cumprimento dos seus compromissos ESG para as emissões indiretas de Escopo 2 e 3.
Reputação e Confiança: Ao demonstrar um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, este novo serviço melhora a reputação e a confiança de oficinas de reparação, seguradoras e operadores de frotas.
Controlo de Custos: O serviço oferece perceções sobre a redução dos custos de reparação, calculando o impacto de CO2 e orientando para uma tomada de decisões mais ecológica.
Características do Serviço
Modelo de Cálculo em Lote (Relatório de Referência): Permite a análise em massa do histórico de sinistros de uma seguradora ou frota, calculando o impacto ambiental das reparações e fornecendo informações detalhadas sobre vários aspetos e segmentações (oficinas, tipos de veículos, etc.).
Relatórios de Acompanhamento: Relatórios mensais quantificam o impacto das medidas corretivas implementadas após o relatório de referência inicial, assegurando uma melhoria contínua.
O serviço oferece uma análise detalhada cruzando dados de emissões com variáveis como marca, modelo, avaliador e oficina de reparação. Isso permite que os clientes identifiquem áreas de melhoria e implementem medidas corretivas, como:
1 – Identificar reparações que resultam em maiores emissões.
2 – Determinar quais peças geram mais emissões.
3 – Analisar a relação entre reparação e substituição por peça/marca/modelo.
4 – Avaliar avaliadores ou oficinas com maiores índices de emissão de CO2 para otimizar a gestão de sinistros.
5 – Realizar uma análise qualitativa da rede de oficinas para identificar os melhores desempenhos em eficiência ambiental.
Parceria com o Eco Repair Score
Para aumentar a eficácia deste serviço, a GT Motive está a colaborar com o Eco Repair Score, que fornece um calculador automático da pegada ambiental para medir o impacto ambiental das reparações de veículos. O Eco Repair Score utiliza uma metodologia pioneira de Avaliação do Ciclo de Vida para medir o impacto ambiental das reparações de veículos. Este algoritmo avançado e base de dados verificada fornecem um sistema de pontuação em toda a indústria, permitindo que os consumidores façam escolhas de reparação ecológicas.
“Estamos entusiasmados por reforçar a nossa parceria com o Eco Repair Score”, afirma Luis Charlo, Diretor Executivo de Operações de Vendas da GT Motive. “Esta colaboração sublinha a nossa dedicação aos princípios ESG. Ao trabalharmos juntos, estamos a fornecer a seguradoras, empresas de frotas e oficinas informações acionáveis sobre o impacto das reparações nas emissões de CO2. Isto ajuda-os a tomar decisões mais informadas hoje, reduzindo a sua pegada de carbono e promovendo a sustentabilidade de forma prática e significativa.”
“Estamos encantados por estender a nossa cooperação com a GT Motive”, acrescenta Wout Van Den Abbeele, CEO da Eco Repair Score. “Este acordo reforça a nossa forte crença conjunta nas práticas de economia circular. A nossa oferta conjunta é um exemplo perfeito da integração perfeita dos nossos sistemas de dados em tempo real.”