Ver todas

Back

“Há grande procura por parte dos alunos pela mecânica automóvel”, Paulo Moura, Director Pedagógico do IPTL

13 Novembro, 2020
754 Visualizações

Paulo Moura, Director Pedagógico do Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira, analisa o presente e futuro da formação automóvel na Região da Madeira.

No ensino profissional, o IPTL conta  atualmente com 4 cursos profissionais de Técnico(a) de Mecatrónica Automóvel, englobando um total de 85 alunos. No passado foram igualmente desenvolvidos no IPTL cursos de educação e formação para Mecânico(a) de Automóveis Ligeiros e Mecânico(a) de Automóveis Pesados.

Como avalia a formação no setor automóvel em Portugal, em termos de oferta?

Só conseguimos falar da nossa realidade, que é a da Madeira, pois desconhecemos a realidade do Continente e dos Açores. Assim sendo, nesta área a oferta acaba por ser pouca, para a grande procura por parte dos alunos que terminam o seu 9º ano e pretendem continuar o seu percurso escolar através do ensino profissional. Neste momento, na região, apenas existem duas escolas que têm o curso de Mecatrónica Automóvel na sua oferta formativa. Por imposição do financiamento europeu, através do programa Madeira 14-20, apenas podemos iniciar em cada ano letivo três novos cursos. Como possuímos outras áreas de formação, e queremos dar uma resposta positiva às aspirações e objetivos de todos os alunos que nos procuram, ficamos amputados na possibilidade de responder com um “sim” a todos os alunos que se inscrevem no IPTL para realizarem o curso de Mecatrónica Automóvel.

Qual o futuro da formação no setor automóvel em Portugal?

Se olharmos à nossa realidade o futuro é promissor. Vejamos: há grande procura por parte dos alunos pela mecânica automóvel, corpo docente dedicado, instalações adequadas e com todas as condições para a formação, empresas/oficinas com total abertura para acolherem os alunos para estágio, empresas/oficinas que integram muitos destes alunos nas suas fileiras… perante este cenário, é nossa convicção que estão reunidas todas as condições para um grande futuro. O handicap neste momento, como já foi referido, é a limitação na abertura de novos cursos.

Mais informações em https://iptl.pt/

PALAVRAS-CHAVE