A Hankook revela um conceito de mobilidade futurista com o projeto “Design Innovation 2020”, apresentando um dispositivo de mobilidade denominado “HPS-Cell”.
O HPS-Cell funciona como uma plataforma de direção autónoma, que pode ser conectada a várias cabines de passageiros ou espaços de carga, chamados de pods. Para dar vida ao cenário, foram produzidos filmes conceituais e protótipos e estão disponíveis para visualização na página oficial da Hankook Tire no YouTube.
Lançado em 2012, o programa “Design Innovation” é o projeto de P&D do fabricante de pneus que é organizado em colaboração com uma das principais universidades de design do mundo a cada dois anos. O projeto de pesquisa conjunto apresenta conceitos futuristas para soluções de mobilidade para os desafios atuais.
Sob o tema ‘Urban Reshaping’, professores e alunos do Departamento de Desenho Industrial da Universidade de Cincinnati nos EUA focaram na transformação das cidades e na reconfiguração da mobilidade que acompanha esse desenvolvimento. Em vez de apresentar a mobilidade como uma função autónoma, os alunos desenvolveram um cenário que visualizava a mobilidade como parte de espaços de convivência com infraestruturas de automação aumentada e tecnologia de ponta, como tecnologia ecologicamente correta, condução autónoma e Inteligência Artificial. Os designers e engenheiros da Hankook desenvolveram ainda mais os conceitos para torná-los mais visionários.
No centro da visão está o dispositivo de mobilidade modular de duas rodas do fabricante de pneus, o “Hankook Platform System (HPS) -Cell”. Servindo como uma plataforma autónoma de duas rodas, o HPS-Cell é um veículo eletrónico que usa a “Hankook Electric Mobility Technology (H.E.M.)”. A plataforma pode funcionar para diferentes fins, dependendo das várias cabines de passageiros ou espaços de carga, chamados de pods, fixados em cima dela. Separando a plataforma de mobilidade de sua função usando esses pods acopláveis, o futurístico HPS-Cell demonstra que o pneu é o centro da mobilidade.
O HPS-Cell funciona com pneus sem ar e usa tecnologia de sensor que identifica a faixa de rodagem e as condições da estrada em tempo real.
Para dar vida ao pneu conceitual e à plataforma HPS-Cell, foram produzidos um filme conceitual e um protótipo, ilustrando como uma população urbana em 2040 pode usar esse tipo de plataforma de mobilidade. Durante o vídeo, as plataformas são combinadas com vários pods de diferentes formas para atender a finalidades específicas, como para uma viagem de transporte único, para a agricultura urbana ou uma viagem em família. Os pods intercambiáveis no topo da plataforma de mobilidade única HPS-Cell maximizam a escalabilidade e eficiência do movimento nas cidades inteligentes das gerações futuras.