Durante o Consumer Electronics Show 2022, em Las Vegas, a Hankook apresentou a última versão do protótipo do pneu não-pneumático airless i-Flex, no seguimento de uma cooperação com a Hyundai Motor Company.
O design biomimético deste novo pneu permite uma melhor absorção de choque e capacidade de carga, enquanto a construção sem ar aumenta a segurança e reduz também os custos de manutenção, explicou a Hankook.
No evento, a Hyundai apresentou pela primeira vez seu módulo Plug & Drive, baseado na tecnologia robótica que possibilita a Mobility of Things (MoT), um ecossistema em que todos os objetos são móveis. O i-Flex da Hankook é adaptado para maximizar as características e funções do módulo PnD.
O pneu i-Flex foi pensado utilizando estudos e testes biomiméticos rigorosos. Para absorver os choques e poder suportar cargas pesadas, foi adotado o design de um raio intertravado de várias camadas inspirado na estrutura celular dos organismos vivos, que estrutura a célula em três dimensões, por forma a conseguir uma melhor absorção de choque, permitindo que estruturas de células hexagonais e tetragonais se juntem para um suporte de carga mais estável.
Além disso, o perfil de piso côncavo em forma de C garante a máxima área de contacto com a estrada. A banda de rodagem, projetada para movimentação multidirecional do veículo, adota o desenho característico em favo de mel da carroceria do pneu.