A Hella Pagid oferece uma ampla gama de pastilhas de travão sem cobre ou pastilhas contendo uma quantidade reduzida deste metal.
“A proteção ambiental é uma questão extremamente importante para nossa empresa”, explica Thomas Weyler, gerente de produtos para pastilhas de freio em Hella Pagid. Em fevereiro de 2017, a TÜV Rheinland concedeu à Hella Pagid o certificado ambiental ISO 14001 e o certificado ISO 50001 pela primeira vez.
As pastlhas de travão precisam de suportar até 800 graus Celsius. Para garantir isso, as pastilhas contêm uma proporção de metal de até 65%. Um componente importante é o cobre, por exemplo. O material reduz o desgaste das almofadas, evita ruídos e vibrações e contribui para a estabilidade do atrito. No entanto, o cobre também prejudica o meio ambiente. Ao travar, as partículas mais pequenas do material podem se soltar e entrar no ar, na estrada e, por exemplo, na água subterrânea.
Desde há vários anos que a TMD Friction, co-accionista da Hella Pagid e um dos maiores fabricantes de pastilhas de travão, tem pesquisado novas composições de materiais sem cobre para pastilhas de travão em equipamentos originais. “O material de fricção de uma pastilha de travão é composto por mais de 25 materiais diferentes, o que significa que é um processo de desenvolvimento complexo. Particularmente porque não há material que possa substituir adequadamente o cobre e as suas características especiais”, diz Thomas Weyler.
Entretanto, os engenheiros e técnicos do grupo conseguiram desenvolver um material de fricção feito de vários sulfuretos metálicos, minerais, materiais abrasivos, fibras, partículas cerâmicas e tipos de grafite. Este material fornece pastilhas livres de cobre, com o mesmo nível de desgaste e características de fricção que os que contém cobre. As pastilhas de cobre ou as que contém uma quantidade reduzida deste material são marcadas com um símbolo de folha na etiqueta do produto de acordo com o teor de cobre. A Hella Pagid está a desenvolver continuamente estes produtos e a distribuí-los por todo o mundo.
As pastilhas de travagem sem cobre também estão a ganhar um apoio crescente na legislação. Por exemplo, desde 2010, os fabricantes de materiais de fricção que são vendidos em certos estados dos EUA foram encorajados a registar os seus produtos através da lei “Regras de melhor travagem” e marcá-los com o símbolo de folha correspondente. A partir de 2021, a proporção de cobre nas pastilhas não poderá exceder os 5%. Até 2025, as pastilhas vendidas nos EUA terão de ser totalmente isentas de cobre. A Hella Pagid quer superar esse objetivo e converter completamente a sua gama de pastilhas de travagem antes dessa data.
Mais informações em www.hella.com.