A Hella Gutmann, especialista em equipamentos para oficinas, disponibiliza para os profissionais uma gama de equipamentos para calibrações ADAS, com soluções multimarca.
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) relacionados com a segurança, como o Cruise Control Adaptativo, o Lane Keeping Assist e o Blind Spot Assist já são padrão em muitos modelos de veículos novos – o Emergency Brake Assist é até obrigatório. Sua característica comum: a segurança funcional permanece e cai com a precisão de detecção dos sensores envolvidos, como radar, lidar e câmeras. Um estudo recente realizado pela organização especializada alemã Dekra confirma a importância das calibrações precisas do ADAS: mesmo desalinhamentos mínimos dos sensores dentro das tolerâncias do sistema levaram a avarias fatais. Os resultados estão resumidos no Dekra Road Safety Report 2023 (www.dekra-roadsafety.com). Eles deveriam lembrar mais uma vez aos profissionais da oficina sua própria responsabilidade pela segurança dos veículos dos clientes por meio de calibrações cuidadosas do ADAS.
Com o CSC-Tool Digital, o CSC-Tool SE e o CSC-Tool Mobile em conjunto com um dispositivo de diagnóstico da série mega macs, Hella Gutmann oferece às oficinas soluções eficientes para calibrações ADAS com pelo menos a precisão exigida pelos fabricantes. Todas as CSC-Tools da Hella Gutmann possuem uma estrutura modular. Isto significa que as oficinas podem montar uma solução de calibração que atenda às suas necessidades. Além de calibrar as câmeras frontais e, se aplicável, o sensor lidar, a extensa gama de acessórios também permite a calibração ou teste funcional dos importantes sensores laterais e traseiros para detecção do entorno do veículo em 360°. Um kit opcional de alinhamento de rodas oferece a opção de definir a geometria correta do chassi como pré-condição para calibração.
“Do nosso ponto de vista, a questão de saber se uma oficina necessita de uma ferramenta de calibração é hoje praticamente obsoleta. A elevada taxa de equipamento dos veículos atuais com sistemas de assistência ao condutor e os resultados dramáticos dos atuais testes práticos do Dekra falam por si”, diz Bernd Schretter, gerente de vendas da Hella Gutmann DACH.
Além do CSC-Tool, que já existe há 10 anos e já está em sua segunda geração com o sufixo SE, o CSC-Tool Digital é uma escolha moderna. Seus benefícios incluem acesso rápido a alvos digitais para câmeras frontais e sua disponibilidade particularmente precoce para um modelo de veículo totalmente novo. “As oficinas com grande volume de calibrações e os especialistas em reparos de danos em veículos muito novos confiam cada vez mais em nossa solução de calibração digital”, acrescenta Schretter. Os alvos da câmera frontal digital são transmitidos do aplicativo no receptor CSC-Tool Digital para a grande tela de projeção. Sensores de roda com lasers de linha são usados para o alinhamento necessário ao eixo geométrico de acionamento (eixo traseiro) do veículo. O ajuste de altura e a medição da distância são realizados com o toque de um botão. Os valores reais e especificados aparecem diretamente na tela suportada pelo aplicativo. O ADAS é sempre calibrado de acordo com o veículo específico usando o dispositivo de diagnóstico na unidade de controle do veículo correspondente.