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Hengst apresenta soluções de filtragem para mobilidade a hidrogénio

A Hengst Filtration organizou, na sua sede em Münster, a 5.ª edição do cH₂ance Innovation Roundtable on Hydrogen Mobility, transformando a Hengst Academy num ponto de encontro de referência para especialistas em tecnologias de propulsão.

Cerca de 70 participantes, entre representantes da indústria, da academia e da política, estiveram presentes para discutir as oportunidades e os desafios da mobilidade a hidrogénio — desde a geração de energia e enquadramento regulamentar até às aplicações práticas em veículos e maquinaria.

O evento, promovido em parceria com o Center for Fuel Cell Technology (ZBT) e a rede de transformação automotivelandNRW, contou com um programa diversificado de apresentações técnicas. Um dos momentos mais marcantes foi a intervenção de Dr. Andreas Dworog, do departamento de desenvolvimento avançado da Hengst Filtration, dedicada às “Soluções de filtragem no panorama do hidrogénio”.

Durante a apresentação, foram demonstradas na prática as vantagens de sistemas de filtragem específicos ao longo da cadeia de valor do hidrogénio, com impacto direto no desempenho, segurança e longevidade dos sistemas — tanto na infraestrutura como nos veículos.

Embora frequentemente subvalorizados, os filtros desempenham um papel essencial no desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos. A Hengst tem vindo a aplicar a sua experiência acumulada para criar soluções inovadoras adaptadas às exigências de motores a hidrogénio, células de combustível, metanol e combustíveis sintéticos. As exigências são múltiplas: na distribuição de hidrogénio, por exemplo, os filtros de odorante devem remover substâncias estranhas sem comprometer os sensores; na eletrólise, a pureza da água é fundamental, o que exige sistemas de filtragem modulares.

Estão também a ser desenvolvidos filtros de alto desempenho para o ar catódico, com o objetivo de proteger as membranas sensíveis nos stacks das células de combustível, eliminando partículas e poluentes. Outras soluções incluem permutadores iónicos que protegem os circuitos de arrefecimento da contaminação por iões ao longo do tempo, sistemas de filtragem específicos para os ânodos e separadores de disco que permitem o funcionamento eficiente em ambientes exigentes. Estes sistemas são aplicáveis tanto em veículos pesados como em utilizações estacionárias, além de contribuírem para a produção de hidrogénio verde e moléculas verdes.

A jornada terminou com uma visita guiada ao Hengst TechCenter, onde os participantes puderam conhecer de perto a mais recente tecnologia em filtragem. Um dos destaques foi o sistema de captura direta de ar, capaz de remover CO₂ diretamente da atmosfera — um passo importante rumo à neutralidade carbónica.

“O hidrogénio é uma peça-chave para a descarbonização dos sistemas de propulsão – mas isso só será possível com o desenvolvimento conjunto da infraestrutura, da normalização e da tecnologia”, concluiu o painel de discussão. “Eventos como este mostram como o diálogo e a colaboração são essenciais para transformar objetivos em soluções concretas.”

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