É já apresenta no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, o Power Manager, um sistema de transferência de energia totalmente integrado.
O sistema foi criado para incorporar veículos elétricos numa rede elétrica inteligente. Ele permite a recolha e distribuição de eletricidade entre a rede elétrica, casas, empresas e veículos elétricos, para equilibrar de forma inteligente o consumo e o armazenamento eficiente de energia. A Honda aplicará a tecnologia do seu Power Manager num projeto piloto de rede elétrica inteligente na zona oeste de França.
Philip Ross, vice-presidente da Honda Motor Europe, disse: “Vamos incorporar linhas de transmissão eletrizadas em dois terços dos carros vendidos na região até 2025. A introdução do nosso sistema Power Manager apoia e reforça o nosso compromisso. O sistema usa tecnologia avançada para integrar inteligentemente o veículo elétrico numa rede de energia mais ampla, fazendo com que não seja apenas um consumidor de energia, mas também um fornecedor de energia para a rede. Isto sublinha a nossa promessa em desenvolver um modelo de mobilidade mais sustentável “.
Equilibrar o fornecimento, armazenamento e consumo de energia elétrica
O Power Manager trabalha agregando e distribuindo energia para a rede e, através dela, para casas ou locais de trabalho equipados com painéis solares e veículos elétricos.
A eletricidade é recebida no sistema a partir da rede elétrica ou é gerada pelos painéis solares e pode ser usada para fornecer energia e aquecer o edifício, bem como para carregar um veículo elétrico. Enquanto o veículo elétrico estiver ligado, a energia pode ser armazenada e usada em casa ou vendida de volta à rede, potencialmente gerando valor para os proprietários de veículos elétricos.
O sistema Power Manager pode ajudar a estabilizar a rede em momentos de fornecimento curto ou excedentário, além de representar uma oportunidade de receita para os proprietários de veículos elétricos.
Projeto piloto de rede elétrica inteligente em França
A Honda Motor Europe fornecerá três unidades do Power Manager para o projeto SMILE (Smart Ideas to Link Energies) através de um projeto piloto de rede inteligente.
O projeto piloto terá painéis solares e unidades do Honda Power Manager instalados para criar uma rede elétrica inteligente, onde a energia pode ser usada para carregar veículos elétricos, alimentar os parques de estacionamento da estação e devolver energia elétrica para a rede quando necessário.
O projeto SMILE, apoiado pelos Ministérios da Indústria e Energia de França, opera 17 projetos interligados com o objetivo de criar uma grande rede de energia inteligente na zona oeste de França até 2019.
O desenvolvimento do Power Manager da Honda sublinha o seu compromisso e ambição na área da eletrificação.
Honda Urban EV Concept
Outra novidade da Honda no Salão Automóvel de Frankfurt 2017, é um veículo elétrico totalmente novo, designado por Urban EV Concept. Este Concept Car é construído sob uma plataforma completamente nova e define a direção da marca em termos de tecnologia e design que aparecerão no futuro modelo elétrico de produção da Honda.
O conceito será oficialmente apresentado pelo Presidente e CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo, durante o seu discurso na conferência de imprensa. “Esta não é uma visão do futuro a longo prazo; a versão de produção deste carro estará aqui na Europa já em 2019”, confirmando que este conceito deverá ser lançado dentro de dois anos.
O Honda Urban EV Concept apresenta tecnologia avançada com um design simples e sofisticado. As suas proporções baixas e amplas dão ao automóvel uma posição firme e vincada que sugere um desempenho de condução desportiva. As suas proporções compactas demonstram que tem um comprimento total inferior ao Jazz em 100mm.
O emblema da Honda é retro iluminado a azul, uma nova característica de estilo para os futuros veículos elétricos da marca. Na frente do veículo, entre os faróis, será possível exibir mensagens interativas em múltiplas línguas, incluindo saudações, conselhos para outros condutores na estrada ou atualizações de status de carregamento.
A visibilidade do condutor para o exterior, a partir do Urban EV Concept, é excelente graças aos pilares A finos e a um para-brisas largo que parece percorrer toda a parte frontal do automóvel. Entrar e sair do veículo faz-se através de portas de abertura invertida. A ligação para o cabo de carga elétrico está alojada no capô.
O Honda Urban EV Concept pode acomodar quatro ocupantes, em dois bancos com diferentes acabamentos. Para criar um ambiente descontraído, a primeira fila tem estofos em tecido cinza natural, com os encostos e os apoios de braço com detalhes contemporâneos com acabamento em madeira. Os cintos de segurança para o banco traseiro estão fixados no meio do assento, permitindo que o cinto se retraias sem interromper a saída dos passageiros.
O mesmo acabamento em madeira envolve o grande painel de controlo “flutuante”. Este abriga a coluna da direção do volante, um conjunto de simples botões de controlo e um ecrã panorâmico. O painel em si é completado por um ecrã envolvente que fica atrás da consola e se estende até às portas. O ecrã do painel principal apresenta uma variedade de informações do veículo, incluindo o nível da bateria. Os ecrãs que se estendem para as portas funcionam como os espelhos do carro através de câmaras digitais.
Honda Automated Network Assistant concierge
O Honda Urban EV Concept mostra a visão da empresa para um mundo onde a mobilidade e a vida quotidiana estão perfeitamente ligadas. O avançado sistema Honda Automated Network Assistant atua como um concierge pessoal, que vai aprendendo com o condutor, detetando as emoções que estão por trás das suas decisões. Em seguida, o sistema pode fazer escolhas ou dar recomendações, com base no que aprendeu com o condutor.
A estratégia da “Visão Elétrica” da Honda, apresentada no Salão Automóvel de Genebra de 2017, inclui o desenvolvimento de uma plataforma dedicada a veículos elétricos, com tecnologia totalmente elétrica. As principais partes do desenvolvimento incluirão uma bateria leve de alta densidade, gestão de aquecimento integrado e a evolução das funções de transferência de energia – tanto de como para o veículo.