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Humberpeças: Superar as expectativas

O processo de crescimento da Humberpeças não pára. A mais recente aposta do operador de São João da Madeira é a abertura de uma loja no Porto, tendo também integrado recentemente a ASER Aftermarket Automotive.

TEXTO PAULO HOMEM

A chegar aos 31 anos de existência, a Humberpeças é uma empresa que se dedica ao retalho de peças auto que granjeou uma enorme reputação, devido essencialmente à disponibilidade e trabalho de Humberto Lopes (e da sua esposa Orlanda Costa), mas também de João Lopes (filho), que integrou a empresa nos últimos 10 anos e que a catapultou para o futuro.

O trabalho desenvolvido ao longo de 30 anos, apostando sempre na proximidade aos seus clientes e na disponibilidade de stock, teve como mais recente etapa a abertura de umas novas instalações, neste caso no Porto, elevando para sete o número de casas de peças que atualmente estão dentro do universo da Humberpeças (São João da Madeira, Vale de Cambra, Corga do Lobão, Vila Nova de Gaia, Alfena, Santa Maria da Feira e Porto).

“A estratégia da Humberpeças nos últimos 10 anos passou pela abertura de novas lojas e pela contratação de pessoal levando a uma maior profissionalização da estrutura a todos os níveis”, refere Pedro Moura, Diretor de Marketing da Humberpeças, realçando que “mantivemos, contudo, a cultura de procurarmos sempre ter aquilo que o mercado procura. Aliás, sempre foi essa a política da Humberpeças e que atualmente faz cada vez mais sentido”.

Não menos importante na estratégia da Humberpeças é a rapidez com que se deve servir o cliente associado à proximidade ao mesmo. “A filosofia da Humberpeças sempre foi servir o cliente num raio de 15 a 20 quilómetros em redor das nossas lojas. Desta forma sabemos que o estamos a servir bem e com rapidez”, refere Pedro Moura que justifica assim a lógica de abertura de novas lojas.

Apesar de ainda manter a distribuição de peças através de carrinhas próprias (ao todo são 35) com rotas mais definidas e quatro entregas em média por dia, a Humberpeças apostou na distribuição através de motos a meio do ano passado (atualmente tem 15 motos), o que “nos permite servir de imediato qualquer um destes clientes de proximidade. Aqui o número de entregas é aquele que o cliente nos solicitar”, revela o mesmo responsável.

Como se disse, as instalações do Porto são a mais recente novidade da Humberpeças, que está em funcionamento há pouco menos de um mês, sendo também a maior loja aberta até ao momento. “Comparativamente com as nossas restantes lojas, a do Porto tem o stock bastante mais reforçado, podendo dessa forma dar um apoio maior à loja de Alfena e de Vila Nova de Gaia”, explica Pedro Moura.

Desta forma a loja do Porto assume uma posição estratégica na dinâmica comercial da Humberpeças, devido também à importância do mercado do Porto, embora o responsável da empresa considere que os preceitos de negócio não se alteraram para esta nova instalação, onde a questão da proximidade e das entregas rápidas é para manter e até reforçar.

Agora com sete lojas, a gestão de stock torna-se ainda mais crítica, o que levará a Humberpeças a investir em mais recursos humanos no setor das compras e da análise do mercado, que irão reforçar, por exemplo, a equipa que coordena a reposição de stock nas lojas, já que existe reposição duas vezes ao dia da sede para as lojas.

NOVOS PROJETOS

A Humberpeças é uma das empresas que fundou a Atlantic Parts, organização há qual ainda se mantém ligada. Porém, sem que exista qualquer incompatibilidade, a Humberpeças passou a ser, desde o início de 2018, associado da ASER Aftermarket Automotive, uma central de compras espanhola, com sede em Madrid, que assim passa a ter presença em Portugal.

A ASER Aftermarket Automotive foi constituída em 2016, através da união dos Grupos Agerauto e Gecorusa, que conta com mais de 35 anos de experiência no setor das peças, com fortes valências na área da mecânica e dos componentes elétricos, que por sua vez está associado à Nexus Automotive. “É um projeto que nos agradou pela dinâmica com que trabalham e que vai muito de encontro aquilo que nós procuramos também”, refere Pedro Moura, explicando que “como importamos cada vez mais, é para nós importante ter uma relação cada vez mais próxima com os fornecedores, alguns deles novos para nós, o que nos poderá abrir portas a outras marcas e outras linhas de produtos”.

Não menos importante tem sido a estratégia digital da Humberpeças. Para já existe um novo site, estando para breve o investimento no “social media” como forma de alcançar novos públicos e reforçar a posição da Humberpeças, tendo em conta que agora tem sete localizações distintas. Um dos destaques na área digital é a webshop24, que a Humberpeças já disponibiliza há dois anos, mas que desde meados de 2017 começou a ter uma maior aceitação dos clientes fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área comercial, por exemplo, trabalhando com descontos específicos dados aos clientes (oficinas) que adquiram as peças por esta via.

Com todo este dinamismo, Pedro Moura não esconde que a vontade da Humberpeças é continuar a crescer e a estar cada vez mais próximos dos seus clientes, mas também procurar novas localizações de modo a fortalecer o negócio, mas “não abriremos mais nenhuma loja sem saber que o trabalho feito anteriormente está consolidado. Nunca abriremos apenas por questões de volume, mas sim para servir bem o cliente”, concluiu.

Humberpeças
Pedro Moura
São João da Madeira
256 839 550
geral@humberpecas.pt
www.humberpecas.pt

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