Ver todas

Back

Ibil e Irizar colaboram para garantir segunda vida das baterias

4 Novembro, 2019

A Ibil e a Irizar estão a colaborar para que as baterias dos autocarros elétricos tenham uma 2.ª vida, armazenando energia nos postos de carregamento.

As duas empresas assinaram um acordo de colaboração que irá conceder uma segunda vida às baterias dos autocarros elétricos. De acordo com o acordo assinado pelas empresas, as baterias que a Irizar produz e instala nos seus autocarros serão reutilizadas como elementos de armazenamento de energia nas instalações de carregamento que a Ibil está a desenvolver e a implantar nos postos de serviço da Respol e outros.

A vida útil das baterias pode chegar aos 15 anos para os autocarros elétricos urbanos, porque são carregadas diariamente e com alta potência. Após esse tempo, os acumuladores precisam de ser substituídos para que o veículo mantenha sua funcionalidade original.

O fim da primeira vida útil, no entanto, não significa que as baterias tenham perdido toda a sua capacidade de carga. Portanto, a reutilização sustentável nas aplicações de armazenamento das estações de carregamento foi a solução encontrada por estas duas empresas. As baterias com uma segunda vida útil podem ser instaladas nos pontos de carregamento da Ibil para armazenar energia, de modo que possam ser usadas para reduzir a energia necessária da rede elétrica, reduzindo os custos de operação e infraestrutura. Também permite implementar infraestruturas de carregamento de alta potência, mesmo em locais onde a ligação à rede elétrica é mais cara e complexa. Além disso, com este tipo de infraestruturas de carregamento, a energia fotovoltaica gerada pode ser integrada no sistema para gerar energia localmente.

PALAVRAS-CHAVE