A Impoeste e a PPG realizaram uma formação Lean Six Sigma para os formadores do CEPRA, com conceitos adaptados aos processos nas oficinas de chapa e pintura, como forma de rentabilizar a operação
A formação que decorreu nos dias 5 e 6 de Setembro nas instalações do CEPRA em Lisboa apostou na divulgação dos conceitos Lean Six Sigma adaptados especialmente aos processos e formas de organizar e rentabilizar as oficinas de chapa e pintura. A Impoeste está apostada em aplicar em Portugal os conceitos Lean e Six Sigma às oficinas, num processo de melhoria contínua.
Numa abordagem técnica e especifica à gestão, para que as oficinas de colisão sejam mais rentáveis é necessário mudar o seu paradigma. isto é, as oficinas terão de aumentar a sua produtividade através da redução dos desperdícios, reduzindo tudo aquilo que não acrescenta valor na reparação. – É necessário dar atenção a temas como o tempo em deslocações desnecessárias ou evitáveis, redução do consumo de materiais, redução do custo dos stocks, redução dos custos energéticos entre outros.
A formação foi ministrada pelo especialista Ildefonso Jiménez, da PPG Ibérica, que defende que é necessária uma mudança completa de processos nas oficinas. Foram vários os exemplos práticos que o formador mostrou aos presentes em que processos simples podem fazer a diferença na organização da oficina. É um processo de melhoria contínua, que nunca está concluído. Estes conceitos podem ser aplicados tanto a oficinas pequenas como grandes concessões.
Para além do especialista da PPG, Ildefonso Giménez, estiveram presentes todos os formadores do CEPRA a nível nacional, o responsável da PPG Sales & Services em Portugal, Filipe Maçarico, o coordenador nacional da Impoeste, João Ramos e o técnico especializado da Impoeste, Bruno Matos.