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Impoeste: Optimização da gestão oficinal

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O Easy Rider é uma solução criada pela Impoeste para que as oficinas alcancem a máxima produtividade e rentabilidade no processo de repintura.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

D urante a 28ª edição da Convenção da Anecra, em Lisboa, no passado mês de ou tubro, a empresa deu a conhe cer os programas Fast&Perfect e Easy Rider. O processo Easy Rider está já a funcionar há alguns anos, tendo a Impoeste vários clientes de grande dimensão onde já implementou este programa com sucesso.

“O Easy Rider é uma abordagem de topo ao mercado, que começa a exigir soluções que vão para além da venda do produto. Há muitos clientes que já utilizam soluções que não têm a ver com o preço dos produtos, ou seja, adquirem um serviço e um produto e pagam por esse conjunto, não de forma direta, mas pelo resulta do das operações”, explica Luís Santos, Diretor Comercial da Impoeste.

Este programa surgiu devido à crescente pressão sobre o preço – principalmente por parte das gestoras de frota e seguradoras – e a consequente falta de rentabilidade nas operações das oficinas e tem, por isso, o objetivo de otimizar todos os processos e reduzir o desperdício no consumo de tintas e materiais. Com este programa, a Impoeste pretende otimizar a gestão de stocks, reduzir os custos, aumentar a produtividade e a rentabilidade, ao mesmo tempo que fornece apoio técnico constante às oficinas.

“Continuamos com uma perspetiva construtiva, que a operação continua a ser rentável, mas temos de olhar para além dos produtos. As oficinas de primeira linha, as que são mais rentáveis, trabalham com produtos de qualidade e processos afinados, olham muito para os processos, do início ao fim da operação, onde o produto vale apenas 10%. Se
reduzirmos desperdícios em todas as fases do processo, conseguimos melhorias de 25%. A intenção é demonstramos isto”, explica Luís Santos.

AUDITORIA

O Easy Rider é iniciado com uma auditoria exaustiva por parte da Impoeste, através de uma análise de 180 pontos que influenciam a produção oficinal. “Este processo, feito por uma equipa de auditores, envolve muitos meios e exige capacidade de parceria à oficina. Recolhe dados que nos permitem criar um relatório com uma proposta de melhoria, baseada na auditoria efetuada e que abrange diversas áreas, desde a receção do carro, passando pela observação, pela organização do fluxo de produção e pelos processos organizativos, até à entrega do carro”.

A auditoria, com um custo para o cliente, marca um ponto de viragem em relação à gestão da oficina. Dependendo da dimensão das instalações, a equipa de auditores terá dois ou três elementos. Após a apresentação do relatório e proposta de melhoria, o cliente compra o serviço – que inclui todos os materiais, assim como o serviço por parte da equipa da Impoeste.

IMPLEMENTAÇÃO

Inicia-se então a formação e implementação da proposta de melhoria, através de um processo de 6 meses que envolve uma vasta gama de produtos das marcas Nexa Autocolor, Walcom e Emm. “Todos os produtos, tintas e materiais anexos para pintura, tudo o que envolve o processo, desde as lixas, fitas, consumíveis, etc., tudo está incluído com uma forte oferta de serviço. E os materiais são topo de gama, para que os ganhos em termos de tempo sejam significativos”, indica Luís Santos.

Todas as etapas beneficiam de acompanhamento técnico e suporte permanente da Impoeste. Segue-se um período de 52 meses onde a equipa da Impoeste efetua visitas mensais à oficina, por forma a garantir a continuidade dos processos e uma melhoria constante.

DESTINATÁRIOS

Os destinatários deste serviço são as oficinas de pintura com alguma dimensão e grau de organização, que permitam à Impoeste diluir os seus custos na venda dos produtos, tal como afirma Luís Santos: “Este programa faz sentido a partir de três operativos de pintura. E faz sentido para oficinas que tenham perspetivas de continuidade e queiram atingir determinados níveis de rentabilidade e produtividade. O mais difícil é promover isto em oficinas de grande dimensão independentes, onde a capacidade de interpretação dos negócios é mais ligada ao produto e às questões da produção diária, não olhando tanto a indicadores de performance económica”.

Luís Santos indica que, com o Easy Rider, a empresa tem conseguido “colocar em prática aquilo que entendemos ser a solução mais inovadora e evoluída, que permite uma performance económica muito melhorada”.

Fast&Perfect 

O programa Easy Rider funciona aliado ao programa Fast&Perfect, que utiliza produtos e processos para garantir à oficina uma redução do período de reparação para cada veículo, ao diminuir o tempo de aplicação e secagem dos produtos. Estes são, nomeadamente, primários e vernizes rápidos. “É uma solução que tem muitos adeptos no mercado”, refere.

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