Uma das mais notáveis evoluções da indústria automóvel da atualidade é a transição para motores mais pequenos. A Champion dá a sua visão sobre o “downsizing” dos motores.
Esta transição não é nada de novo pois, como sabemos, esta transição já começou há alguns anos, mas agora conseguimos aperceber-nos dos principais benefícios:
- Melhor economia de combustível
- Redução das emissões
- Redução dos custos operacionais
- Melhor durabilidade
Ter uma dimensão mais reduzida não equivale a ter um desempenho inferior. Apesar de terem ficado mais pequenos, os motores tornaram-se, igualmente, mais eficientes em termos de potência. Os fabricantes de automóveis assumiram o desafio, desenvolvendo várias novas tecnologias: muitos veículos possuem um turbocompressor e um sistema de injeção direta de combustível e cada vez mais veículos estão equipados com sistemas avançados de pós-tratamento.
Vejamos o caso da Ford, com seus motores EcoBoost.
Os motores EcoBoost consomem apenas o mínimo indispensável de combustível devido a um pormenor inovador: apenas uma dose comprimida, sob alta pressão e imediata de combustível é injetada na câmara de combustão. No entanto, tal não tem qualquer efeito no desempenho. Pelo contrário: cada motor está equipado com um turbocompressor que gera uma potência do motor como nunca antes vista. O resultado: cada motor EcoBoost de 1,0 l tem um desempenho até 140 HP, semelhante ao de um motor a diesel de 1,6 l mais antigo.
A combinação de um motor mais pequeno com a alta pressão requer lubrificantes que funcionem em condições extremas e incomuns. Por exemplo, uma das principais características dos lubrificantes, a viscosidade, deve ser ajustada para libertar todo o potencial dos motores atuais.
A Champion desenvolve todos os esforços para fazer face a estas tendências com produtos inovadores, proporcionando uma contribuição mais potente. O Champion OEM SPECIFIC 5W20 MS-FE , por exemplo, cumpre os requisitos necessários dos motores EcoBoost da Ford.