Revista Pós-Venda
LubrificantesNotíciasINGRALUB: Lubrificantes nacionais
ingralub

INGRALUB: Lubrificantes nacionais

por

A Ingralub produz lubrificantes e massas em Portugal nas suas instalações em Sintra. Apesar de ser uma empresa recente no nosso país, o seu historial na produção de lubrificantes e massas é enorme.

TEXTO PAULO HOMEM

A empresa iniciou a sua atividade em 2014 em Portugal, através da produção própria de massas e lubrificantes. A Ingralub intitula-se como produtor nacional, independente e certificado, tendo sido desenvolvida com capitais próprios portugueses, mas que recorre à experiência internacional de mais de 20 anos de uma outra empresa (com origem na Venezuela) na produção de lubrificantes e massas.

“Somos uma empresa 100% nacional, mas que possui na sua origem um conhecimento enorme no fabrico de lubrificantes e de massas, produzindo já para grandes companhias a nível internacional”, começa por dizer Daniel Silva, gerente da empresa, explicando de pronto que “fabricamos tudo de raiz nas nossas instalações, não compramos nada feito, comercializando os produtos através da nossa própria marca Ingralub, embora também tenhamos uma componente de private label, isto é, podemos fabricar lubrificantes com uma qualquer marca própria a pedido de qualquer cliente”.

Se para alguns pode parecer estranho o termo “fabricar”, depressa o nosso interlocutor, explica o processo de fabrico: “basicamente o que fazemos é a aquisição da matéria prima, nomeadamente óleos base, pois não temos refinaria, e fazemos também a aquisição dos aditivos, neste caso à conceituada Lubrizol, que é a maior empresa de fabrico de aditivos do mundo com sede nos Estados Unidos. Esta empresa fornece-nos toda a acessória técnica, quer na formulação e desenvolvimento de novos produtos, quer no controlo de qualidade”.

Adquirindo as suas matérias primas a multinacionais de renome mundial, Daniel Silva considera que desta forma a Ingralub consegue controlar a qualidade dos produtos que vende, até porque existe uma forte relação comercial e de parceria técnica com estas empresas, afirmando que “temos muita confiança com estes parceiros e qualquer dúvida, qualquer questão e qualquer assunto técnico que exista, temos todo o apoio e assessoria da parte deles”.

Porém, a questão da qualidade não fica apenas restrita às matérias primas que a Ingralub integra na sua produção, pois a empresa possui em Sintra um laboratório onde realiza o controlo de qualidade da própria matéria prima que adquire, como faz o controlo de qualidade durante e após a produção dos lubrificantes e das massas.

PRODUÇÃO

Assim que é dado o “ok” à qualidade matéria-prima (que têm de estar de acordo com os próprios boletins de análise), a mesma segue para produção. É seguida a formulação específica para cada tipo de produto, seguindo as formulações já experimentadas e aprovadas pela fornecedora de aditivos, sendo que após a produção a mesma é verificada (por lote) em laboratório e analisada de modo a cumprir com as características definidas. Se cumprir com as características definidas, os lubrificantes são validados, ficando a Ingralub com a amostra de cada lote e o boletim de análise (que é enviado ao cliente como certificado de qualidade). Nas instalações de Sintra é ainda feito o embalamento dos lubrificantes, a stockagem e a revista venda para o cliente.

COMERCIALIZAÇÃO
Contrariando totalmente a ideia de que se tratam de lubrificantes em que é feito um enchimento e aos quais é colocada um rótulo com a marca, Daniel Silva diz que é fundamental passar para os clientes a ideia de que se trata de uma empresa nacional com produção nacional, que “quer vender produtos de qualidade a preço justo que recorre a uma experiência de mais de 20 anos para garantir essa qualidade”.

Aliás, o responsável da Ingralub insiste que o posicionamento dos lubrificantes e massas que produz “é o da qualidade, mas com um preço muito competitivo, que serve os interesses dos clientes do mercado nacional. Sabemos que isto exige capacidade de investimento, romper com as mentalidades e contrariar muitas vezes a tendência do mercado de lubrificantes, onde nem sempre existe muito controlo e muita regulamentação”.

De acordo com Daniel Silva, “não é apenas importante o que vem escrito na embalagem para garantir a qualidade, mas sim evidenciar que o produto tem provas dadas e que o cliente verifique, ao longo do tempo, que o produto tem de facto qualidade. Neste aspeto somos claramente uma alternativa, até porque temos as portas abertas a todos os clientes que pretendam verificar “in-loco” a produção e qualidade dos produtos Ingralub”.

Do catálogo de produtos da Ingralub fazem parte também lubrificantes específicos para determinadas marcas, já para os modernos motores da Citroen, Renault, Volkswagen, BMW, etc. “Fazemos um trabalho sistemático das tendências de mercado e dessa forma vamos sabendo aquilo que o mercado pede e consome”, refere Daniel Silva, explicando que “uma das nossas vantagens é poder fazer um produto específico para as necessidades de determinado cliente, com um preço muito competitivo”.

Nesta altura, segundo o mesmo responsável, tem havido muita adesão à gama de sintéticos, estando a empresa também a trabalhar nos mais modernos lubrificantes (0w30).

Para além da gama automóvel, a Ingralub possui um extenso catálogo de lubrificantes, com aplicações para camiões, para máquinas agrícolas e setor naval, motos e ainda para o setor industrial. Ao nível das massas lubrificantes a Ingralub tem capacidade de produzir este produto para praticamente todo o tipo de aplicações.
Atualmente a Ingralub trabalha de forma direta com os seus clientes, mas a empresa procura neste momento distribuidores (grossistas ou retalhistas) que pretendam comercializar os seus produtos ao nível nacional. Tendo em conta este projeto de crescimento, e o projeto de exportação (já iniciado), a Ingralub vai investir no aumento do seu armazém.

INGRALUB
Sintra
Daniel Silva
215 999 733
geral@ingralub.pt
www.ingralub.pt

Nº de visitas: 105 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com