Revista Pós-Venda
NotíciasInstituto Superior de Engenharia do Porto: Compromisso com o futuro

Instituto Superior de Engenharia do Porto: Compromisso com o futuro

por

A licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel é a proposta do Instituto Superior de Engenharia do Porto para colmatar as necessidades ao nível de novos profissionais especializados neste setor.

Criado em 1852, o Instituto Superior de Engenharia do Porto disponibiliza, para o ramo automóvel a licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel e, no seguimento deste curso, o Mestrado em Engenharia Mecânica, com o intuito de formar profissionais com competências para o desenvolvimento de produto, gestão de oficinas, serviço pós-venda e apoio técnico.

“Este curso parte de uma base de engenharia mecânica, onde os estudantes desenvolvem conhecimentos ao nível dos materiais, estruturas, mecanismos, processos de fabrico e processos térmicos, que complementa com conhecimentos específicos da área automóvel, ao nível da tecnologia de veículos, eletrónica, gestão e legislação”, explica Pedro Areal, professor no ISEP. Para acesso a esta licenciatura, e, para além da via normal de acesso ao ensino superior, existem contingentes especiais de acesso para estudantes de cursos técnico-profissionais (CETs) e maiores de 23 anos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As saídas profissionais da licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel são muito variadas, desde Responsabilidade técnica em representantes/importadores de veículos automóveis, responsabilidades técnicas em oficinas de marca ou generalistas, cargos técnicos em centros de inspeção obrigatória automóvel. Peritos em companhias de seguros. Integrar quadros superiores do IMT. Coordenação técnica de frotas automóveis, em transportadores, autarquias, etc.

Os licenciados em Engenharia Mecânica Automóvel poderão desenvolver atividades de projeto automóvel; direção técnica em representantes de marca; gestão de oficinas; manutenção de frotas; consultoria e formação na área da mecânica automóvel; competição automóvel, empresas de desenvolvimento, projeto, fabrico e montagem de veículos; entre outras oportunidades. Nos últimos anos, vários alunos diplomados do ISEP começaram a trabalhar em importadores e representantes de veículos e equipamentos, empresas de assistência e reparação multimarca, centros de formação técnica do setor automóvel, empresas de transformação de veículos e em apoio técnico especializado em equipas de competição automóvel. O ISEP tem, por exemplo, um antigo aluno que colabora na equipa Williams de Fórmula 1.

MEIOS TÉCNICOS

Para além da vertente teórica, o ISEP dispõe de vários meios técnicos para a formação em contexto oficinal, com um laboratório automóvel completamente equipado, dividido em dois espaços distintos: um oficinal com elevador e todo o conjunto de ferramentas necessárias, três banco de ensaios de motores (medição de potência, binário e consumo), máquinas de diagnóstico, máquina analisadora de gases, equipamento para medição 3D de carroçarias, entre outros equipamentos, e outro espaço, “mais laboratorial, com veículos totalmente em corte, modelos de motores, motores e caixas de velocidade em corte, etc”. Os professores que lecionam no ISEP dividem-se entre investigadores doutorados e profissionais, especialistas do setor automóvel.

PARCERIAS

Nos últimos anos, vários finalistas da licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Salvador Caetano, Porsche Porto, Porsche Braga, Mercedes Benz, Bosch Car Service, Auto Ribeiro, B&T Arvorense e o Laboratório de Tecnologia Automóvel, entre outras. O ISEP tem também um protocolo de cooperação com o Toyota Technical Education Program, que visa melhorar o processo de formação para técnicos qualificados de escolas profissionais, assim como contribuir para a melhoria da qualidade da formação e desenvolvimento de recursos humanos no Vietname, desde 2000, a TMV implementou o Programa de Educação Técnica da Toyota (TTEP).

FORMAÇÃO À MEDIDA

O ISEP está disponível para dar formação à medida de um cliente específico, tendo, neste âmbito, realizado já ações de formação para inspetores IPO. Quanto aos locais de formação, as aulas práticas têm lugar, maioritariamente, nas instalações do ISEP, “onde dispomos da larga maioria dos equipamentos necessários, porém quando justificado fazemos parcerias com empresas da área”, explica Pedro Areal. “O ISEP procura a excelência na formação de jovens com elevada competência profissional, científica e técnica, no compromisso com o desenvolvimento sustentável do país, num quadro de referência internacional”. E conclui, lamentando a falta de oferta relativa ao ensino superior para a área automóvel. “Ao nível do ensino superior a formação em Portugal parece ainda insuficiente. Por exemplo, não existe oferta semelhante à nossa na Grande Lisboa”.

Licenciatura – Engenharia Mecânica Automóvel
Carga horária: 35h semanais / 24 semanas anuais
Duração: 3 anos (180 unidades ECTS)
Grau conferido: Licenciado em Engenharia Mecânica Automóvel
Horário Diurno: (podendo os estudantes frequentar algumas unidades curriculares em horário pós-laboral e optar entre o regime integral ou parcial)

ISEP
Porto
22 83 40 500
info-sa@isep.ipp.pt
www.isep.ipp.pt

Nº de visitas: 32 ~ Visto Hoje: 11

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com