O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai construir o Mechatronics Factory Lab, um laboratório industrial que proporcionará melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial.
O laboratório vai ser construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, nomeadamente, vai integrar materiais que contribuam para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação. O M-Factory Lab terá uma área total de 644 m2 e terá dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com salas de aula devidamente equipadas.
É ainda propósito do IPCA criar no M-Factory Lab uma sala de conceção e desenvolvimento destinada que permitirá, entre outros, alojar estudantes que pretendam realizar o seu estágio curricular inserido em programas que o IPCA desenvolve com empresas protocoladas.
Na assinatura do contrato com a Costeira Engenharia e Construção SA, empresa vencedora do concurso público, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se bastante satisfeita com a construção da M-Factory Lab: “Esta é a minha primeira obra enquanto Presidente do IPCA. Vou acompanhar o processo continuamente e garantir que será uma obra bem sucedida pois ela vem colmatar uma falha importante nas infraestruturas de ensino e investigação aplicada“.
O Administrador da Costeira Engenharia e Construção SA, Domingos Vieira, mostrou-se confiante com este projeto: “É mais um projeto que fazemos no IPCA. Felizmente ganhamos o concurso público e vamos conduzir este edifício que marcará a diferença na história do IPCA”.
Estima-se que o novo laboratório fique concluído até ao final deste ano.