Ver todas

Back

Estudantes do IPCA já têm aulas no Mechatronics Factory Lab (com vídeo)

18 Março, 2019
1661 Visualizações

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) já tem em funcionamento o Mechatronics Factory Lab (M-Factory Lab), um laboratório industrial que proporciona condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial.

As melhores práticas aliam-se à investigação desenvolvida no centro de investigação 2Ai – Applied Artificial Intelligence Laboratory – através da aplicação de tecnologias de inteligência artificial e machine learning ao ambiente da oficina automóvel, tornando assim a oficina do futuro um projeto único no país.

O IPCA através da sua Escola Superior de Tecnologia (EST) integra na sua oferta formativa e de investigação áreas que definem a mecatrónica como a disciplina conducente ao futuro das atividades da engenharia, sendo o M-Factory Lab um laboratório onde todas estas valências encontram um denominador comum para os mais diversos campos de aplicação.

Inspirado no futuro do fabrico industrial – Factory 2050 [AMRC – Advanced Manufacturing Reseacrh Center (fábrica de última geração do Reino Unido)] – e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel, o M-Factory Lab apresenta um layout adaptativo às necessidades evolutivas, com bastante flexibilidade na distribuição da sua área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aula devidamente equipada e com vista panorâmica sobre as oficinas.

O edifício foi construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, integrando materiais que contribuem para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação, utilizando domótica industrial para garantir o controlo dos equipamentos e programação da sua gestão inteligente.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, considera a conclusão deste edifício mais uma etapa conquistada: “Esta é uma obra que nos dignifica a todos. É um projeto do IPCA que serve naturalmente a sua comunidade académica, em especial os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e dos Cursos de Licenciaturas. É a pensar nos nossos estudantes, a quem devemos as melhores condições de estudo proporcionando uma melhor formação e experiência no IPCA, que todos os dias queremos fazer mais e melhor”.

O projeto da autoria do Arquiteto Pedro Magalhães foi materializado pela construtora civil, Costeira S.A., com fiscalização pela Câmara Municipal de Barcelos. Uma empreitada no valor total de cerca de 800 mil euros que não sofreu qualquer derrapagem orçamental.

Foi criado no Mechatronics um laboratório de maquinação avançada com tecnologias exploratórias para a indústria 4.0 e com equipamento da HAAS e uma oficina automóvel equipada com a mais recente tecnologia da Bosch, recorrendo ao conceito Connected Repair. Estes laboratórios vão dar apoio à formação dos estudantes e ainda apoiar a inovação e transferência de tecnologia para a indústria num ambiente que vai fomentar o expectável para a indústria do futuro.A Oficina Automóvel do Futuro agrega ainda a oferta de novas plataformas e serviços que acompanham as necessidades dos utilizadores de veículos mais recentes com as tecnologias de acionamento híbrido, elétrico e de célula de combustível, procurando pensar no futuro dos serviços da após-venda para a oficina de 2050.O M-Factory Lab é um equipamento pioneiro, alinhado com o conhecimento e investigação já desenvolvidos pelo IPCA na digitalização e gestão dos processos industriais.
Veja o vídeo:

PALAVRAS-CHAVE