Ver todas

Back

IPTL: Formação adaptada ao mercado

2 Julho, 2021
1255 Visualizações

Desde 2007 que o IPTL tem como missão colmatar a falta de formação para o setor automóvel existente na Ilha da Madeira.

Constituído em 2007, o Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira pretende, desde a sua fundação, aumentar e melhorar a oferta na formação automóvel para os jovens desta região, “indo ao encontro dos objetivos e aspirações individuais e das necessidades do mercado”, explica Paulo Moura, Diretor Pedagógico do IPTL.

CURSOS
No ensino profissional, o IPTL conta com o curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel. “No âmbito da formação modular, que visa a melhoria das competências e das condições de empregabilidade, serão desenvolvidas as formações de Mecânico de Automóveis Ligeiros e Mecânico de Serviços Rápidos”, explica o responsável, que acrescenta: “apesar de serem componentes técnicas, essencialmente de âmbito prático, têm igualmente a sua parte, embora reduzida, de teoria. Na formação modular as UFCD são 100% práticas. Nos cursos profissionais, 56% são horas de componente prática”. O IPTL possui um polo de formação dividido em 3 oficinas. “As nossas instalações possuem os equipamentos e recursos necessários a um processo de ensino-aprendizagem de qualidade”. E acrescenta: “Uma situação recorrente são as visitas de estudo às empresas/oficinas, organizadas pelo corpo docente, onde os alunos visitam e observam in loco a operacionalização dos conteúdos lecionados”.

Na escola, as 3 oficinas estão equipadas com todos os recursos necessários: “módulos e conjuntos de ferramentas, macaco de fossa, girafa, elevador hidráulico de quatro colunas, motores, viaturas ligeiras, conjunto de tubos de ensaio para medição de injetores, medidor digital da taxa de compressão para motor a diesel e a gasolina, máquina de análise de gases para veículos a gasolina e a diesel, máquina diagnóstica para carros europeus e carros japoneses, multímetros, equipamentos de soldadura, torno mecânico, entre outros”.

ESTÁGIOS
A formação em contexto de trabalho é realizada em diferentes empresas. “Temos alunos que efetuam o estágio em empresas representantes oficiais da marca e outros que efetuam em oficinas multimarca. Os estagiários têm sido muito bem acolhidos e todas elas possibilitaram a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas e de relação interpessoal. A escolha dos locais de estágio é feita por parte dos alunos, de acordo com as suas aspirações e gostos pessoais. Posteriormente, é estabelecido o contacto com a empresa/oficina, pelo Orientador Técnico dos alunos. É, depois, efetuada a caraterização técnica da entidade que irá acolher o aluno através de uma avaliação dos meios físicos e humanos; a experiência com estagiários; a sociabilidade; a perspetiva de integração do aluno após o estágio; e se a entidade dispõe de recursos humanos em número e com o perfil e qualificações adequadas à finalidade. Quando os alunos não são proativos, é o IPTL conjuntamente com o Orientador Técnico que encontram uma alternativa, para que o aluno possa realizar o seu estágio” explica Paulo Moura.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
O responsável indica que a saída profissional de Mecatrónica Automóvel para o desempenho da profissão não se resume “à porca e ao parafuso”: “Ao longo dos 3 anos de curso, os alunos adquirem competências ao nível do diagnóstico de anomalias; de manutenção e reparação nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros; respeitando parâmetros e especificações técnicas; e as regras de segurança e de proteção ambiental. Os cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel, têm uma boa taxa de empregabilidade. Muitos são os alunos que acabando o seu curso, encontram o seu primeiro emprego no local em que realizaram o seu estágio. Quer seja sob a forma de um estágio profissional ou de um contrato individual de trabalho”, explica.

Paulo Moura
Director Pedagógico – IPTL
A escola está disponível para dar formação à medida de um cliente específico, que necessite de uma formação personalizada?
Sim. Numa primeira fase é efetuado, pelos nossos coordenadores técnicopedagógicos, o diagnóstico e levantamento das necessidades de formação. Será este conhecimento das necessidades, que nos permitirá desenhar a formação à medida e adequada a cada um dos nossos clientes.

Curso profissional
Técnico de Mecatrónica Automóvel
> 3375 horas (1275h componente técnica + 600 estágio. Total de 1875: 56% de componente prática)
Formação modular
> Mecânico de Automóveis Ligeiros
150 horas (100% prática)
> Mecânico de Serviços Rápidos
175 horas (100% prática)

IPTL
Madeira
291 720 164
http://iptl.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 65 de fevereiro de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE