A Irizar E-Mobility apresentu esta semana um novo autocarro de 12 metros. É o primeiro dos treze veículos que fornecerão serviços BEI (Smart Electric Bus).
O evento oficial de apresentação do novo Irizar de 12 metros foi apresentado esta semana no Palácio Europa, em Vitoria-Gasteiz, Espanha. Nos próximos meses, este veículo, de 12 metros, realizará testes sem passageiros ao longo da rota da Linha 2 da TUVISA, onde entrará em serviço em meados de 2021. Os moradores também poderão ver o veículo, que podem visitar em diferentes partes da cidade entre 14 e 20 de julho.
Este veículo tem 3 portas e 22 lugares para passageiros. É acionado por um motor de até 180 kW alimentado por baterias de íon-lítio, que também foram desenvolvidas e fabricadas pela Irizar e-Mobility nas suas instalações em Aduna, Guipúscoa. Os veículos serão carregados em rota em 4 minutos, utilizando estações de carregamento ultra-rápidas interoperáveis.
Os pantógrafos, que já foram instalados, serão utilizados para carregamento ultra-rápido dos veículos nas paragens de Mendizorrotza e Boulevard. Nessas postagens, as baterias podem ser carregadas em apenas 4 minutos. À noite, os autocarros serão carregados lentamente na unidade de carregamento funcional localizada no futuro depósito da BEI. Toda a infraestrutura de carregamento também foi desenvolvida e fornecida pelo Grupo Irizar.
Os testes também incluem testes do sistema de software de bordo do veículo para gerir questões como aumentar a eficiência e o consumo por linhas e tipos de veículos. Este software especial projetado para a BEI pode emitir avisos e alarmes para que a equipa do motorista e da sala de controlo possa gerir possíveis incidentes. O objetivo final é obter benefícios ambientais, economia, manutenção reduzida de veículos e aumento do conforto dos passageiros através da melhoria da direção das unidades.